Por que não procurar jurisprudência com o ChatGPT?

Na imagem: homem de terno aparenta estar revoltado com o que leu em seu smartphone
Na imagem: homem de terno aparenta estar revoltado com o que leu em seu smartphone

Mas por que não se deve procurar jurisprudência com o ChatGPT?

A resposta mais simples para esta pergunta é: ele não foi desenvolvido para isso.

Mas claro que vamos explicar tintin por tintin a razão e entender como utilizar as ferramentas certas e da melhor maneira para o seu trabalho.

Na semana passada, a notícia abaixo deu o que falar, e não é para menos. Provavelmente quem nunca usou inteligência artificial no trabalho tem a tendência de criar uma resistência em usar o ChatGPT ao ler uma notícia assim.

Então viemos aqui te esclarecer que o uso do da IA generativa (ex: ChatGPT) pode ser muito útil, mas não para a busca de jurisprudência.

Por que a resposta do chat nem sempre vem correta? 

Segundo a Open AI, empresa que desenvolveu o ChatGPT, este foi criado com o objetivo de fornecer uma ferramenta de processamento de linguagem natural, capaz de entender e gerar texto em uma variedade de contextos.

A ideia é permitir que usuários explorem diversas aplicações, como responder perguntas, gerar conteúdo criativo, auxiliar em tarefas de escrita, fornecer suporte técnico e muito mais. 

“O plano inicial era que ele pudesse aprimorar a experiência e os recursos oferecidos por assistentes virtuais, como Alexa ou Google Assistente”.

Por isso, o ChatGPT, quando usado como ferramenta de busca, nem sempre fornecerá a resposta correta. Afinal, a busca é feita em uma imensidão de páginas da Web e o chat elegerá a(s) resposta(s) com melhor classificação de acordo com o seu treino de avaliação acerca do que foi encontrado.

O formato da resposta não é um plágio, mas sim um texto original criado com Inteligência Artificial de acordo com a sua capacidade de processamento da busca.

Logo, o nível de assertividade é muito bom para fatos históricos, fórmulas e resultados matemáticos, busca de métodos consolidados etc.

Por outro lado, para temas que mudam de entendimento constantemente ou com muitas exceções porque depende do o caso concreto, a chance de erro é enorme. Então, em questões jurídicas que tiveram julgamentos distintos ao longo do tempo, usar o ChatGPT é um risco grande.

Por que a resposta fornecida estava desatualizada? 

Se o ChatGPT for consultado hoje, em 17 de novembro de 2023, sobre quem é o campeão da Copa do Mundo de futebol, a sua resposta será a França (campeã de 2018) e não a Argentina, campeã de 2022. Isso ocorre porque seus dados não são atualizados em tempo real. 

Entenda que o ChatGPT é atualizado periodicamente e não em tempo real e a sua última atualização aconteceu em janeiro de 2022. 

Visto que o precedente mais atual de uma determinada corte é o melhor norteador sobre a possibilidade de sucesso de uma pretensão, o ChatGPT dificilmente entregará a melhor resposta sobre os julgados.

Por que o ChatGPT entregou uma jurisprudência com o seu teor modificado? 

As I.A’s generativas são modelos de linguagens avançados, geradores de conteúdo conforme a pergunta realizada por um ser humano. Isso quer dizer que a sua função não é copiar textos na íntegra para entregar a resposta mais correta.

Para isso, existe o Jusbrasil, o Buscador do Dizer o Direito e outros softwares que indicamos no post: 5 softwares jurídicos úteis na gestão de um escritório de advocacia

E o que o próprio ChatGPT fala sobre a sua capacidade de buscar jurisprudência? 

Ao perguntar ao próprio ChatGPT sobre o assunto, a seguinte resposta foi entregue:

Como o ChatGPT pode ser útil ao advogado? 

A utilidade dessa IA generativa ao advogado é ajudar na criação de texto, organização de ideias para fundamentação jurídica, estruturação de peças, correção ou adaptação de linguagem para português jurídico formal, por exemplo. 

Vale muito a pena consultar os chatbots de inteligência artificial para a estruturação de modelos novos, buscar preceitos jurídicos ou uma doutrina majoritária adotada no Direito Brasileiro ou estrangeiro sobre algum tema. É válido pontuar que quanto mais específica for a pergunta, melhor será a entrega da resposta.

E se você perguntou algo ao ChatGPT objetivando receber uma resposta correta, sempre confira se está realmente certa antes de tomar como verdade.

Dicas de uso: 

O ChatGPT é uma excelente ferramenta sugestiva. Logo, se você busca ajuda para começar algo novo que ainda não sabe como começar, encontrar um método eficiente de organizar os seus horários, guiar uma reunião ou transformar um texto para uma linguagem ou um público específico, ele será útil. 

Lembre-se que os métodos de qualificação de informação que este chat foi treinado para filtrar e selecionar a melhor resposta foram feitos por grandes especialistas.

Isso, porém, não quer dizer que a resposta fornecida será inequívoca, então não custa conferir.

Para saber mais como o ChatGPT pode ajudar o advogado, acesse estes outros artigos do blog: 

> 5 formas de usar o ChatGPT para melhorar o desempenho  de um escritório de Advocacia. 

> ChatGPT na advocacia: o que é, como funciona e quais as vantagens.

Quer saber mais como o Legis pode ajudar com as atividades do seu escritório? Acesse nosso site clicando aqui.