Como montar um escritório de advocacia em um mundo cada vez mais digital?

Na imagem: homens seguram tablets com dados e gráficos
Na imagem: homens seguram tablets com dados e gráficos

Parece até balela, mas estruturar um escritório de advocacia em um mundo cada vez mais digital pode ser até mais fácil do que readaptar um negócio antigo para acompanhar as mudanças de mercado. 

Então aproveite essas sugestões para montar um escritório de futuro promissor.

Um bonito escritório com várias mesas e algumas plantas compondo o ambiente
Na imagem está um bonito escritório com várias mesas e algumas plantas compondo o ambiente

Se levar em conta que a maioria dos escritórios ainda são resistentes a mudanças e que trabalham em um modelo dispendioso, colocar a tecnologia na jogada pode ser o seu diferencial para crescer.

Então, para deixar tudo mais claro, vamos organizar as decisões necessárias em tópicos. Assim, será ponderar separadamente sobre cada escolha sobre o modelo de negócio que você pretende criar.

O escritório será físico ou digital? 

Esta decisão é difícil, mas para tomá-la é importante fazer ponderações. Um caminho interessante para ajudar na sua decisão é avaliar o seu ramo de atuação.

Considere que alguns campos da advocacia lidam com assuntos mais delicados. Assim, para áreas como o Direito Trabalhista, Direito Penal ou Direito de Família é comum o cliente procurar um atendimento mais humanizado, em que consiga construir uma relação de confiança com o advogado. 

Em outros ramos, como na área de Direito Tributário, Administrativo e afins, o comportamento do cliente pode variar e, a depender do público, o contato físico pode não ser tão necessário.  

Logo, a decisão merece ser tomada com base no público-alvo que o escritório quer atingir ou na base de clientes já conquistada. 

Em todo caso, a opção por um escritório no modelo de Coworking ou a opção por um espaço menor apenas voltado para o atendimento ao cliente merecem ser consideradas. 

Afinal, não é a presença física que determina a organização de um escritório, mas sim o volume de trabalho efetuado

Vale considerar que grandes escritórios já reduziram muito seu espaço físico para se adaptar à nova realidade, optando pelo modelo de trabalho híbrido

Onde colocar a minha estrutura física?

Assim como na opção de online ou presencial, a escolha do lugar também precisa ser estratégica. 

Lembre-se que não é raro encontrar muitos escritórios de advocacia de Direito Previdenciário perto de um prédio do INSS. Portanto, torna-se necessário visualizar que, em alguns ramos, clientes aparecem sem indicação, mas por comodidade e visualização do seu ponto comercial

Por outro lado, ao optar por um nicho de mercado com alto padrão financeiro, uma sala em um prédio comercial bem localizado e com comodidades como estacionamento pode funcionar bem. 

Independente da escolha, intensifique sua presença digital:

Não importa se seu público gosta de um atendimento mais próximo ou não. Hoje, a presença digital é imprescindível a qualquer ramo de negócio. 

Logo, o Marketing de Conteúdo Jurídico em canais como o Jusbrasil, o Migalhas, o Consultor Jurídico e até na página do seu próprio escritório, pode ser o canal onde o cliente vai ter o primeiro contato com os seus serviços. 

É importante não esquecer de fortalecer sua marca nas redes sociais. As mais utilizadas e relevantes para o ramo são o Instagram, o Facebook e o Linkedin, além do Jusbrasil. Por fim, não deixe de registrar a sua empresa no Google.

2. Meu escritório precisa de um site?

A criação de um site é muito importante, mas nem sempre para um primeiro momento. 

A criação de um site com uma boa navegação exige um trabalho de design gráfico grande, além de organização e tempo de esforços.

Se a sua escolha foi por um grande investimento em um ponto físico, o site pode ser algo para ser resolvido em médio prazo para não sobrecarregar seus custos. 

Já, se a sua opção foi um escritório ONLINE, o investimento em um site com uma boa navegabilidade é imprescindível e a sugestão é que o investimento seja de curto prazo. 

Listamos abaixo algumas empresas que prestam serviço de criação de sites para escritórios de advocacia:

Jurídico Certo: Uma empresa especializada em marketing e desenvolvimento de sites para advogados e escritórios de advocacia.

Juridigital: Agência especializada na criação de sites em Wordpress para advogados, oferecendo design profissional e recursos específicos para a área jurídica.

3.  Precifique seus serviços de acordo com o mercado e seus custos 

Por mais que a OAB forneça uma tabela referencial de valores, a realidade do mercado pode ser discrepante. Portanto, é preciso desenvolver uma visão de mercado adaptada, considerando os preços dos concorrentes.

A melhor forma de precificar diante de tantas dúvidas, é fazendo uma pesquisa de mercado para entender a viabilidade do seu negócio na região escolhida. A partir disso, faça uma análise dos custos que sua equipe terá para manter o escritório e busque um valor que compense o trabalho. 

4. Invista em Marketing

Não adianta preparar todo o cenário se não há divulgação. 

Há uma série de estratégias online e offline para pôr em prática logo de início. Veja só:

Estratégias Offline 

Participe de eventos da sua seccional da OAB e faça um bom networking. Caso ache interessante, se inscreva para participar de algumas das comissões. Com isso, será possível entender melhor o mercado da área que você pretende atuar.

Envie um comunicado de imprensa a alguns jornais importantes da sua cidade sobre a abertura do seu escritório ou sobre um caso relevante que seu escritório acompanhou. 

Desenvolva parcerias estratégicas que ajudem a divulgar o seu serviço em troca da divulgação da marca parceira.  No arcabouço de um escritório de advocacia, a parceria mais natural é a realizada com contadores, consultores financeiros, imobiliárias, instituições financeiras, empresas de seguro etc.

Mas vale também buscar um bom relacionamento com advogados de outras áreas do Direito que podem ocasionalmente indicar o seu serviço.

Indo além das tradicionais, existe a possibilidade de buscar parceiros de outras áreas profissionais, aproveitando as novas especialidades jurídicas, veja alguns exemplos:

  • Atua na área de propriedade intelectual? Parcerias com agências de publicidade podem te ajudar.
  • É especialista em Direito Médico? Busque parceiros médicos das áreas com mais incidência de ações judiciais.
  • O Direito Digital te interessou? Converse com empresas da área de tecnologia para ver como o seu serviço pode ser útil e procurado.

Estratégias Online 

As primeiras diretrizes são providenciar fotos profissionais de boa qualidade para colocar na sua comunicação online. O investimento servirá para o Google My Business, site, materiais de blog, perfil do jusbrasil e outros sites jurídicos, além de redes sociais. 

Caso o investimento no ponto físico tenha sido alto e a prioridade de custos não vislumbre sites no momento, vale a pena criar uma página pelo Wix.com. Com templates prontos, o Wix consegue criar um site de baixo custo e de maneira muito prática.

Obviamente, a plataforma em sua versão gratuita só disponibiliza ferramentas básicas, mas é uma oportunidade do escritório colocar sua presença em mais um canal logo de início.

Caso seu escritório seja primordialmente virtual, o investimento em um site robusto é fortemente recomendado. Neste caso, vale a pena investir em muito marketing de conteúdo jurídico desde o início. 

Para finalizar, organize a sua comunicação com o cliente pelo Whatsapp Business, mantendo um catálogo de serviços atualizado e fácil de acessar. A linguagem profissional e compatível com a função é essencial, mas um tratamento atencioso e cordial tem o poder de conquistar.

Marketing de Relacionamento

Invista em um atendimento diferenciado, afinal hoje o mercado se orienta pela experiência do cliente. Logo, não basta ser um advogado atualizado nos precedentes judiciais, demonstrar autoridade e conhecimento de causa.

Com a concorrência tão alta, se um cliente for bem atendido e atualizado de suas demandas periodicamente, conseguirá adquirir confiança em sua atuação com mais facilidade.

Além disso, não se envergonhe de pedir uma boa avaliação no Google quando sentir que o cliente está satisfeito com a sua prestação de serviço

Mulher segurando um celular e homem segurando um tablet lado a lado
Na imagem há duas pessoas, uma mulher (à esquerda) segurando um smartphone ao lado de um homem de blazer (à direita), segurando um tablet.

Use métricas e dados para acompanhar seus resultados

Por fim, utilizar métricas, dados e tomar suas decisões empresariais baseando-se em estatística tem um grande poder para fazer o seu negócio prosperar.

Quer saber mais sobre como usar dados a seu favor? Acesse este conteúdo do blog para entender melhor sobre o assunto.

E mais: entenda como a tecnologia pode melhorar o seu relacionamento com o cliente clicando aqui.

Utilize Softwares para conseguir dar conta de tudo

As automações jurídicas podem te ajudar na área de gestão de processos, protocolos judiciais e outras atividades, jurimetria etc.

Já os softwares de gerenciamento, conseguem te dar uma visão parametrizada e atualizada do seu fluxo de trabalho. Veja aqui os softwares jurídicos mais bem recomendados.


O Legis é um exemplo de software que pode te ajudar a peticionar em diversos tribunais do Brasil utilizando um único sistema e, ainda, gerar peças e documentos da forma mais rápida e intuitiva possível.

Para ler mais artigos e entender o impacto da tecnologia no mundo jurídico, acesse os demais artigos do blog. Não deixe de checar os Eventos de 2024 para se atualizar e, caso tenha interesse em alguma automação, visite nossa homepage e agende uma demonstração.