Como escolher o ponto comercial IDEAL para o seu escritório de advocacia?

Imagem ilustrativa de um escritório
Imagem ilustrativa de um escritório


Está pensando em abrir o seu próprio escritório de advocacia e não sabe por onde começar?

Então este artigo é para você. Esperamos dar as melhores dicas conforme pesquisas realizadas com advogados de diferentes ramos e estatísticas analisadas.

A advocacia é uma prestação de serviço de alto valor intelectual, porém o seu público-alvo pode ser muito diversificado. Cada ramo de atuação tem o seu próprio público e estratégias são fundamentais para atingi-lo.

Montando o meu escritório virtual

O primeiro passo para construir um escritório virtual é importante ter um bom sistema de gestão jurídica e de controle de fluxo de trabalho.

A partir daí é possível gerir o trabalho remoto de todos os colaboradores e nível de produtividade do seu escritório. 

Não é necessário ser 100% digital, nada impede que o advogado faça ocasionalmente atendimento físico aos clientes em uma cafeteria ou um ambiente mais reservado. 

O armazenamento em nuvem de processos e dados também ajuda muito no compartilhamento de trabalho, deixando disponível os modelos e casos a todos os que interessam. 

Montando um escritório físico

Na foto: uma mesa de documentos e cadernos e, em segundo plano, executivos conversando dentro de um escritório.
Na foto: uma mesa de documentos e cadernos e, em segundo plano, executivos conversando dentro de um escritório.

Retomando a ideia anterior, na montagem de um escritório de advocacia físico é essencial fazer uma pesquisa de mercado para iniciar o seu empreendimento.

Ao procurar o ponto ideal, alguns tópicos precisam de maior atenção como:

  • Visibilidade
  • Localização 
  • Comodidades oferecidas pelo local (ex: estacionamento)
  • Acessibilidade
  • Tamanho do espaço

Vale a pena analisar cada um desses pontos pormenorizadamente.

Visibilidade

A depender do ramo jurídico, a prospecção pode funcionar in loco. Por exemplo, escritórios trabalhistas próximos à Justiça do Trabalho conseguem atrair reclamantes que estavam inicialmente sem a representação adequada.  

Assim como há diversos cases de sucesso de escritórios próximos ao Procon e ao INSS que atraem novos clientes devido à localização privilegiada e à disponibilidade de receber os clientes com cortesia e praticidade.

Tais escritórios utilizam dois grandes aliados ao seu crescimento: 

1- Uma experiência mal resolvida com o serviço público disponível

2- Momento ideal de visibilidade do serviço

Além desses dois atributos relacionados à localização, outro merece ser enfatizado: 

3- Atendimento eficiente e de boa qualidade 

Unindo estes três componentes, a chance de construir um futuro próspero é muito grande, porém há outras áreas que essa visibilidade nem sempre é necessária.

Outra forma de se tornar visível é escolher um imóvel de esquina. Afinal, se a sua placa é vista de duas vias com grande fluxo, as chances de conseguir novos clientes serão maiores.

Existem alguns escritórios trabalhistas que têm como cliente ideal o reclamado, geralmente pessoa jurídica. Assim, em muitas especialidades como no Direito Tributário e Empresarial, há escritórios focados no atendimento de empresas.

Se este for o caso, uma sala em um edifício empresarial bem localizado com estacionamento disponível pode ser uma boa pedida. 

Localização 

Além da visibilidade, vale a pena analisar se o escritório fica próximo aos clientes que planejam atingir. 

Se o público do escritório for primordialmente de Classe A e B, um bairro de grande fluxo e com vasta densidade demográfica em uma avenida que seja caminho para o centro pode ser uma escolha estratégica.

Já, se o seu público é C e D, escolher uma localização de grande fluxo de pessoas como próximo a um grande mercado ou comércio tem a chance de ser uma boa estratégia. Muitos desses clientes são suscetíveis de procurar o escritório de forma incidental, pelo momento, como falado no tópico “visibilidade”. 

Por fim, a recomendação principal é definir o seu cliente ideal e analisar o seu comportamento para depois pensar na localização ideal para o seu escritório. 

Comodidades

Se o seu cliente não busca o maior serviço pelo menor preço, é hora de entender como as comodidades podem ser grandes aliadas ao seu negócio. 

O estacionamento é um dos primeiros pontos, pois é a comodidade identificada antes mesmo de o cliente chegar ao seu escritório. 

O oferecimento de contato facilitado é outro ponto de destaque. Lembre-se também que em um mundo cada vez mais digital, é um bônus oferecer a facilidade de atendimento presencial ou por videoconferência. 

Logo, se o cliente, de última hora, não puder se deslocar em razão de qualquer imprevisto, o mesmo poderá entrar em contato por videoconferência sem qualquer prejuízo, desde que no horário marcado. 

A experiência presencial durante o tempo de espera e a atenção de um atendente em oferecer água, café e/ou biscoitos são observados com frequência. Portanto, vale investir em um ambiente acolhedor, em um tempo de espera razoável e escolher um bom café para ser oferecido. 

Outra opção negligenciada, porém interessante é a oferta de diferentes formas de pagamento. Por menos diferença que façam, no fim das contas, a sensação de que o cliente teve o poder de escolha sobre a forma de pagar é um bom gatilho para fechar o negócio. 

Acessibilidade

Se o ambiente for agradável, deslumbrante, mas de difícil acesso, pode criar um entrave relevante. 

Afinal, se o cliente é idoso e precisa subir escadas ou andar muito do estacionamento até o local do escritório em um ambiente perigoso, pode fazê-lo desistir de fechar negócio ou até entrar com uma ação judicial. 

Da mesma forma, se o advogado for de difícil comunicação e não fornecer a atenção oferecida no primeiro contato, isso pode frustrar facilmente o cliente.

Portanto, lembre-se, acessibilidade conta como atendimento. E no mercado acirrado em que se encontra a advocacia, atendimento é um forte pilar para a construção de seu diferencial. 

Visando tal fato, até o acompanhamento de um cliente com o guarda-chuva diante de uma tempestade pelo segurança merece atenção. 

Tamanho do Espaço 

Este ponto merece destaque, pois nem sempre é necessário que todos os colaboradores trabalhem presencialmente no ponto comercial

Com o aumento do atendimento digital e o sucesso que o regime híbrido tem demonstrado em diversas pesquisas sobre eficiência e produtividade no trabalho, é fundamental reconsiderar o modelo de trabalho e a estrutura do escritório. 

Artigo da Forbes sobre eficiência do Regime Híbrido de Trabalho

O regime híbrido é caracterizado por uma jornada de local de trabalho flexível, alternando o trabalho home office com o presencial. Isso não significa que o advogado vai trabalhar menos, ele responderá por sua produtividade. 

A melhor forma de estruturar este modelo de jornada é estipulando metas e analisando se elas conseguem ser cumpridas ao longo do tempo. 

Dessa forma, se a equipe não for diariamente para o escritório e no mesmo horário, a sua acomodação pode ser rotativa. Isso possibilitará a escolha por um espaço melhor e que atenda às necessidades empresariais.


Independente da sua escolha, gostaríamos de desejar boa sorte na sua empreitada. Espero que as dicas tenham sido úteis para iniciar o negócio dos seus sonhos. 

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