Chat GTP na advocacia: o que é, como funciona e quais as vantagens

Chat GTP na advocacia:  o que é, como funciona e quais as vantagens
Photo by ROBIN WORRALL / Unsplash

O Chat GTP é uma inteligência artificial que permite que escritórios de advocacia de todos os tamanhos melhorem e ampliem a experiência de comunicação com seus clientes.

O que é o Chat GTP

O Chat GTP é uma plataforma de chat online que permite a comunicação instantânea entre empresas e seus clientes.

Com o ChatGTP é possível:

  • Oferecer suporte ao cliente;
  • Responder perguntas;
  • Fornecer informações em tempo real;
  • Atendimento por múltiplos agentes;
  • Integrar ferramentas de atendimento ao cliente;
  • Conduzir pesquisas rápidas e pouco aprofundadas.

Como funciona o Chat GTP

O Chat funciona de maneira digital e a implementação pode ser realizada através de diferentes parceiros digitais.

Para tal, você deve primeiro criar uma conta na plataforma. Depois de criar uma conta, o próximo passo é adicionar o widget do Chat GTP ao seu site ou configurar o aplicativo móvel em seu dispositivo.

Desvantagens do Chat GTP

Como toda ferramenta digital recente, o Chat GTP possui limitações e desvantagens, sendo a principal sua margem de erro - a ferramenta tende a aprender com a prática e erro.

Outra desvantagem pode ser a insegurança digital de uma ferramenta de AI.

Para que o escritório se mantenha dentro das leis de proteção de dados e outras medidas de compliance, a ferramenta deverá ser vigiada e providenciar relatórios de uso de dados, entre outras medidas.

O CHAT GTP vai acabar com o direito?

Desde o início de sua popularização no Brasil, alguns profissionais de áreas diversas levantaram o medo de terem seus cargos ocupados por AIs como o Chat GTP.

Dentro do direito isso não foi diferente, alguns juristas sentiram-se pressionados com a possibilidade de uma ferramenta digital redigir petições e outros documentos de grande importância jurídica.

É importante ressaltar que o Chat GTP não tem o objetivo de substituir o trabalho dos agentes de atendimento ao cliente, juristas ou redatores, mas sim de ser uma ferramenta que auxilia no fornecimento do serviço de atendimento, correção de textos e, em algumas situações, a redigir e sumarizar conteúdos.

Referências

Legal it Insider. Guest post: ChatGPT – What are the risks to law firms? Disponível em <https://legaltechnology.com/2023/03/14/guest-post-chatgpt-what-are-the-risks-to-law-firms/>.

My Shingle. FAQs on CHAT GTP for Solo and Small Law Firms. Disponível em <https://myshingle.com/2023/03/articles/start-a-law-firm-101/faqs-on-chat-gpt-for-solo-and-small-law-firms/>.

Análise. Como usar o ChatGPT a favor dos negócios jurídicos? Disponível em <https://analise.com/noticias/como-usar-o-chat-gpt-a-favor-dos-negocios-juridicos>.


Quer ficar por dentro desta e mais informações sobre o mundo jurídico?

Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que vem acontecendo no Legis!

Continue informado através de nosso Instagram e LinkedIn.