Como e quando utilizar o Big Data no contexto de um escritório de advocacia

Big Data para Advogados

O dia-a-dia de um grande escritório pode ser muito complexo e de grandes preocupações sobre organização e distribuição de tarefas. Por isso, administrar informações e sintetizá-las é algo bastante valioso.

Neste contexto, a utilização de Big Data pode ser muito útil. Entender como utilizá-lo traz a possibilidade de melhorar a produtividade de uma empresa. Além disso, promete bons resultados na gestão de equipes.

O que é Big Data?

"Big Data" é um termo usado para descrever conjuntos de dados extremamente grandes e complexos que são difíceis ou impossíveis de serem processados usando métodos tradicionais de processamento de dados.

Esses conjuntos de dados são caracterizados por 5 V's: Volume, Velocidade e Variedade, Veracidade e Valor.

Volume

As movimentações do cotidiano, a exemplo de troca de e-mails, transações bancárias, interações em redes sociais, registro de chamadas e tráfego de dados em linhas telefônicas  servem de ponto de partida para a compreensão do volume de dados presentes no mundo empresarial atualmente.

Gerenciar e encontrar facilmente essas informações aumenta a eficiência e torna os objetivos mais claros. Logo, ter uma plataforma que preveja e estruture o volume de dados é algo necessário.

Velocidade

Diz respeito ao contexto em que a informação é inserida e à necessidade cada vez maior de ter um banco de dados atualizado.

Imagine a movimentação de vários processos e o acompanhamento constante e sistemático de cada atualização em tempo real. Essa é uma das características pelas quais o Big Data se destaca, sendo um atributo de grande valor.

Variedade


Refere-se à gestão e estruturação de vários tipos de dados. Afinal, existem dados de processo, fiscais, contas a pagar, atividades do cliente para serem gerenciadas.

Os dados em Big Data podem ser estruturados - como dados em tabelas de bancos de dados -, semiestruturados - como dados em formato XML ou JSON - ou não estruturados - como áudio, vídeo, texto livre, etc.

Veracidade

O Big Data é caracterizado pela necessidade de ser preciso e confiável. Para poder utilizar amplamente os dados, eles devem ser precisos, vez que podem ser usados para fundamentar as tomadas de decisões gerenciais.

Valor

O valor do Big Data pode ser extraído pelo benefício obtido a partir da análise de grandes conjuntos de dados. Afinal, dados podem ser usados para melhorar a tomada de decisão, identificar novas oportunidades e reduzir custos.

Identificar o valor que os dados promovem dentro de uma empresa é fundamental para saber quando e como utilizá-los adequadamente.


E como utilizar o Big Data no âmbito jurídico?

Ao aplicar essa abordagem ao campo do Direito, os advogados podem obter várias vantagens, desde análises mais precisas até melhorias na eficiência operacional.

Veja abaixo algumas das formas mais eficientes de aplicar o big data em vários processos que englobam a atividade advocatícia.

O Big Data traz a possibilidade de pesquisar vastas coleções de decisões judiciais, estatísticas de casos e outras informações jurídicas em questão de segundos.

Isso permite que os advogados obtenham um contexto mais abrangente sobre casos semelhantes, fundamentando melhor suas argumentações e identificando tendências jurídicas relevantes.

O Jusbrasil, o Data Lawyer e o Legal Note são algumas das plataformas que ajudam a pesquisar, acompanhar e sintetizar esses tipos de dados.

Previsão de resultados de casos

Hoje já existem técnicas de análise preditiva conforme padrões de julgamento de juízes, turmas de julgamento e plenário. Com isso, os advogados podem usar o Big Data para prever possíveis resultados de casos com base em dados históricos.

Isso permite o melhor aconselhamento de clientes com uma explicação melhor informada sobre as chances de sucesso de uma ação judicial.

Para saber como utilizá-lo, vale a pena ler sobre Legal Analytics,

Gerenciamento de documentos jurídicos

Já falamos que os escritórios lidam com grandes volumes de documentos e isso pode se tornar uma bola de neve se não houver uma organização planejada.

Portanto, o Big Data é capaz de ajudar na estruturação, classificação e recuperação eficiente desses documentos. Assim, sistemas de gerenciamento de documentos baseados em Big Data podem garantir que informações sejam facilmente acessíveis.

Tal mecanismo poupa bastante tempo e trabalho, sendo essencial para o bom desempenho de grandes escritórios.

Algumas sugestões para o melhor uso do Big Data é na indexação e classificação avançada de documentos, em pesquisa inteligente, para detectar duplicatas, para prover mais segurança e privacidade e na automação do fluxo de trabalho.

Neste ponto, o Legis pode te ajudar tanto para peticionar quanto para ajudar no fluxo de trabalho na geração de documentos.

Gostou das dicas, então siga as nossas redes sociais no Instagram e no Linkedin para ficar por dentro das novidades!