Quais são os tipos de advogados no Brasil: conheça suas funções no mundo jurídico

Quais são os tipos de advogados no Brasil: conheça suas funções no mundo jurídico
Photo by Mateus Campos Felipe / Unsplash

Por ser um campo tão amplo e antigo de atuação, existem dezenas de tipos de advogados dentro do direito no Brasil.

Funcionários públicos, embaixadores e diferentes modalidades de advogados dentro de escritórios e departamentos jurídicos são apenas uma parte disso.

Confira também: 15 Áreas do direito com maior demanda no Brasil para você se especializar

O que é um advogado: entendendo a profissão

No Brasil, um advogado é um profissional liberal com bacharelado em direito e autorização da Ordem dos Advogados do Brasil para atuação.

Na prática este profissional defende os interesses legítimos de pessoas físicas ou jurídicas, participando ativamente na manutenção da justiça.

Está permitido para todos os tipos de advogados, segundo a Lei nº 8.906/94, o exercício da profissão dentro das seguintes funções:

  1. Consultoria jurídica;
  2. Ensino jurídico;
  3. Planejamento jurídico;
  4. Assessoria jurídica;
  5. Controladoria Jurídica;
  6. Procuradoria Jurídica;
  7. Auditoria Jurídica.

Tipos de advogados e suas funções

Dentro de um escritório de advocacia, ou até mesmo em departamentos jurídicos de grandes empresas como a Ambev, é possível encontrar advogados atuando em posições distintas, como no caso da Advocacia de Apoio (ADA), situação onde um advogado ou escritório oferece auxílio para outro no caso de haverem atividades emergenciais.

Advogado Correspondente

Os advogados de apoio ou correspondentes são peças-chave que cada vez mais são buscadas por fornecerem um suporte pontual e/ou conhecimentos específicos para a situação em questão.

Dentre os tipos de advogados, este em específico é mais recente e normalmente é um cargo ocupado por profissionais novos no mercado. Ainda assim, é interessantíssimo para quem busca autonomia e flexibilidade nos horários, além da grande possibilidade de viagens.

Advogado Freelancer x Associado

Dentre os tipos de advogados que existem nos escritórios brasileiros, o Advogado Associado e o Advogado individual ou freelancer são os mais conhecidos -  e opostos.

No caso do advogado individual ele ou ela atuam de forma independente, em um escritório próprio, físico ou não. Enquanto isso, o associado firma parceria com colegas de profissão ou escritórios pré-existentes com o intuito de criar valor para si e atrair clientes.

O advogado associado é um termo guarda-chuva para muitas categorias dentro de um escritório, sendo as principais:

  1. Advogado associado com perfil consultivo: atua na advocacia preventiva, estabelecendo planos de gestão de riscos e oportunidades. Alguém que está antenado com a LGPD, Lei Anticorrupção e legislações mais complexas.
  2. Advogado associado com perfil resolutivo: atua de forma mais abrangente, sendo o "clássico" advogado. Estará presente nas crises e em sua recuperação.

Existem também advogados que atuam em escritórios e/ou departamentos sem a posição de Sócios. Estes são estagiários, assistentes ou um colaborador CLT em muitas das vezes.

Representante Jurídico

Um advogado, associado ou freelancer, pode ser também Representante Jurídico de um artista, atleta ou empresas. Esse profissional em específico fornece auxílio em questões legais envolvendo contratos, muitas vezes.

Funcionários públicos: tipos de advogados em órgãos públicos

Além da área empresarial e privada, o setor de justiça oferta concursos públicos para a entrada de advogados qualificados. Dentre as vagas mais procuradas estão:

  1. Defensor Público;
  2. Juiz
  3. Procurador
  4. Delegado
  5. Ministério Público

Perguntas mais frequentes sobre os tipos de advogados no Brasil

Quais as áreas do direito? No Brasil existem hoje mais de 30 áreas de atuação e estudo, estando entre as mais tradicionais: Direito Civil, Penal e Trabalhista.

Quais tipos de advogados tem o salário mais alto? O salário médio de um advogado no Brasil varia de acordo com a área do direito escolhida para atuação. Entretanto, os funcionários públicos possuem um teto salarial bem mais alto que a média do setor privado, chegando a R$ 39,2 mil reais mensais.

Como decidir em qual tipo de advocacia se especializar? Para escolher a melhor área pra você, leve em consideração seus objetivos pessoais. Liste as áreas e temas do direito que possui mais afinidade com você, mapeie as demandas jurídicas da região onde mora ou deseja morar e avalie suas características e habilidades individuais.


Quer ficar por dentro desta e mais informações sobre o mundo jurídico?

Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que vem acontecendo no Legis!

Continue informado através de nosso Instagram e LinkedIn.