Quais são as áreas mais promissoras da advocacia no Brasil?
O mundo nunca mudou tão rapidamente. Com novas áreas do Direito surgindo e a criação em massa de novas leis para lidar com o mundo complexo, qual seria a melhor especialidade jurídica para um advogado recém-formado atuar?
Após a pandemia este sentimento só aumentou. Se você sente isso é porque, de alguma forma, a maioria dos pontos físicos de trabalho urbano, por necessidade, tiveram que se preparar para o trabalho remoto ou o atendimento à distância a qualquer momento. E, para isso, precisaram investir em tecnologia como nunca.
Além disso, a inteligência artificial já estava entre nós, mas o Chat GPT escancarou como usá-la da melhor forma para assessorar o humano em grande parte dos trabalhos de escritório, atividades escolares e até nas tarefas mais simples do dia-a-dia.
Diante de tudo isso, precisamos rever o mercado jurídico e as áreas mais promissoras para investir em uma especialização procurada nos próximos anos. Vamos juntos?
O que é uma área promissora?
Primeiramente, vamos ser claros para que não fiquem dúvidas.
As áreas promissoras são aquelas que mais têm chance de expandir, prosperar, desenvolver ou ganhar desdobramentos legais que tornem sua exploração complexa.
Com esse ganho de complexidade legal, o assessoramento jurídico torna-se aconselhável e, em muitos casos, necessário.
Listamos aqui as áreas que mais prometem crescer, mudar e serem juridicamente mais relevantes nos próximos anos.
Direito Digital
Não resta dúvida que essa é a primeira, isso porque a Inteligência Artificial levanta hoje muitos embates jurídicos. Além disso, os contratos digitais crescem a cada dia e as suas regras também sofrem alterações, a exemplo da dispensa de testemunhas para documentos legais digitalmente assinados.
Além disso, estamos à espera do Real Digital (DREX) e, com ele, uma grande incidência de Smart Contracts, quer saber mais sobre isso? LEIA AQUI.
E não só isso, existe o ramo de segurança cibernética, o combate aos crimes digitais, além do que não está previsto, afinal as empresas de tecnologia não param.
Portanto, se tem uma área que vai requerer profissionais atualizados e qualificados é o Direito Digital. Logo, se pretende investir em seu estudo, aproveite que tem muito espaço para crescer!
Direito Empresarial e Compliance
Vivemos numa era de dinamismo incessante característico do mundo dos negócios. As suas relações são marcadas por fusões, aquisições e avanços tecnológicos, com isso surge a indispensabilidade de advogados especializados em Direito Empresarial.
Dessa forma, os empresarialistas assumem um papel crucial ao oferecer orientação especializada em transações seguras, propriedade intelectual, litígios comerciais e diversos outros desafios jurídicos.
Em paralelo, a área de Compliance ganha notoriedade à medida que as empresas reconhecem a importância estratégica da conformidade ética e regulatória.
Os juristas especializados em Compliance desempenham um papel vital na implementação de políticas e procedimentos, reduzindo assim os riscos legais e consolidando a integridade corporativa.
Quer saber tudo sobre Compliance, acesse este artigo do blog e fique por dentro.
Direito Tributário
A reforma tributária já está dando o que falar, e não é para menos, já que vai afetar a vida dos brasileiros em diversas áreas da vida.
Com as alterações, a busca de atendimento especializado será cada vez mais constante, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. Afinal, compreender como será o novo regime é crucial para a realização bem sucedida de negócios jurídicos.
Portanto, é fortemente recomendado que o advogado esteja afiado na matéria e ofereça algum serviço que ajude na transição e na prevenção de danos.
Direito Médico
Ao longo dos anos, as leis sobre planos de saúde, disponibilização/proibição de medicamentos e ética médica aumentaram bastante e, com a situação da pandemia, muitas questões foram trazidas à tona.
As demandas vão de questões contratuais na área da saúde até litígios relacionados a negligência médica e consentimento informado. E isso ocorre porque as regulamentações de saúde ganharam complexidade e atenção.
Além de que foi constatada a necessidade de equilibrar inovações médicas com padrões éticos e legais. Tudo isso solidifica o Direito Médico como uma área promissora, moldando não apenas o presente, mas também o futuro da prática jurídica no âmbito da saúde.
Direito Imobiliário
O investimento em imóvel no Brasil é cultural e traz grandes vantagens. Imóvel não é só moradia, é bem de garantia. Diante disso, é um dos investimentos mais seguros a longo prazo.
E nas grandes cidades as relações imobiliárias estão cada vez mais complexas, envolvendo cessão, aluguel, doação e diversos outros formatos jurídicos que precisam ser acompanhados por profissionais do Direito Capacitados.
Informar que o Direito Imobiliário é promissor não é uma novidade, mas um fenômeno natural da importância que os imóveis têm para realizar grandes negócios.
Direito Ambiental
Democratização das novas energias renováveis, tratados internacionais e novas leis protetivas mais complexas - tudo isso faz do Direito Ambiental um ramo em expansão.
Quanto mais específica é a legislação, maior é a busca por assessoramento.
Além de tudo, empresas e organizações estão cada vez mais focadas em garantir conformidade com regulamentações ambientais, impulsionando a necessidade de aconselhamento jurídico especializado para realizar a sua operação responsável e sustentável.
E, por fim, mas não menos importante:
Mediação e Arbitragem
Se as legislações tornam-se cada vez mais específicas e complexas, cada vez menos os juízes terão propriedade e domínio de causa para julgar bem esses processos, principalmente se o acervo de sua vara está assoberbado.
Enfim, a necessidade de soluções personalizadas e adaptáveis em disputas complexas, aliada à sobrecarga do sistema judicial, solidifica a mediação e a arbitragem como escolhas atrativas.
Esses conhecidos métodos alternativos de resolução de disputas oferecem vantagens significativas, como celeridade, confidencialidade e flexibilidade, comparados aos processos judiciais tradicionais. Empresas e indivíduos, buscando evitar litígios prolongados e custosos, reconhecem a eficácia da mediação e arbitragem, alimentando uma demanda crescente por profissionais especializados nesses métodos.
Para ler mais tópicos e entender o impacto da tecnologia no mundo jurídico, acesse os demais artigos do blog. Não deixe de checar os Eventos de 2024 para se atualizar e, caso tenha interesse em alguma automação, visite nossa homepage.