Filmes e séries (brasileiros e internacionais) para juristas e apaixonados por Direito

Na foto: um casal come lanches em suas poltronas em frente a um projetor de cinema
Filmes para profissionais de Direito

Gosta de discussões jurídicas profundas e argumentações bem fundamentadas? Aqui vai uma lista cinematográfica para advogados e juristas se empolgarem de vez com a sua atuação dentro e fora dos tribunais. 

E se este é o seu tema favorito, temos boas opções para fugir do óbvio.

Como diferencial para este artigo, traremos alguns títulos brasileiros e internacionais variados. E o motivo é que o modelo do Common Law e da realidade americana, muitas vezes, não retrata a realidade jurídica brasileira do Civil Law

Dignos de Oscar

E para começar bem esta lista, vamos ser, antes de tudo, atuais e antenados, trazendo como primeira indicação o vencedor de Melhor Roteiro Original do Oscar de 2024: Anatomia de uma Queda. 

Anatomia de uma Queda (2023)

A obra narra a história de uma mulher que encontrou seu marido jogado na área externa de sua casa. Depois de uma longa investigação com reconstituição de cena e muitas outras perícias com laudo inconclusivo, a protagonista terá que se defender de um processo por homicídio. 

O que torna a obra muito especial é o valor da argumentação jurídica, os sentimentos conflitantes que surgem durante a investigação e as grandes reflexões que surgem diante de uma corte. É impossível tirar os olhos da tela quando imergimos na discussão. 

A acusada terá que lidar com uma dura realidade de um júri: Ter que aparentar ser inocente e ver a sua vida pessoal e profissional expostas. 

A atriz Sandra Hüller, por sua interpretação impecável, ganhou o Prêmio de Cinema Europeu e o Prêmio César de Melhor Atriz e indicada às maiores premiações americanas. Já no Óscar 2024, a produção concorreu a 5 categorias, ganhando uma estatueta.

Doze Homens e uma Sentença (1957)

Este é o classicão que todo aspirante à carreira jurídica deveria assistir

Com a sinopse icônica de doze jurados reunidos para decidir a sentença de um caso de homicídio em que o filho supostamente teria matado o pai, os senhores discutem sob a orientação de que o réu não deve ser considerado culpado ao menos que isso seja indubitável. 

Cena de 12 homens e uma sentença retirado de Centro de Crítica da Mídia
Cena de 12 homens e uma sentença retirado de Centro de Crítica da Mídia

Onze dos jurados, cada um com sua convicção, votam pela condenação sem analisar pormenorizadamente. O jurado número 8, o sr. Davis, é o único que duvida da culpa do jovem e, enquanto tenta convencer os outros a repensarem a sentença, traços de personalidade de cada um dos jurados vão sendo revelados.

O filme é uma obra-prima que rendeu três indicações ao oscar e diversos outros prêmios como o BAFTA de melhor ator estrangeiro para Henry Fonda. 

O Segredo dos seus Olhos (2009)

O Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2009 é um filme argentino poderoso, que reflete o sentimento de inquietação de um crime não resolvido. 

Foto do filme hispano-argentino "O segredo dos seus olhos"
Foto do filme hispano-argentino "O segredo dos seus olhos"

O filme recebeu prêmios tanto em Hollywood quanto na Espanha e é de nacionalidade hispano-argentino. Com a interpretação impecável de Ricardo Darín, que vive um servidor público aposentado. 

Aposentado do cargo de oficial de justiça, Benjamin (Darín) decide escrever um livro. Sua inspiração é um caso real não resolvido de estupro e assassinato de uma jovem.

Ao reanalisar o crime, surge uma iminente inquietação de investigar melhor os fatos. Em sua jornada, o aposentado conhece o marido da vítima e promete ajudá-lo a encontrar o culpado numa busca surpreendente.

Indicação sobre Direito e Tecnologia

Conhecer e entender dilemas jurídicos no âmbito tradicional é importante, mas e na era da tecnologia? Entender onde e como a invasão da privacidade acontece é algo que estamos vivenciando e aprendendo. 

Por isso, indicamos aqui o documentário “Privacidade Hackeada” para entender melhor o poder das grandes empresas sobre os dados de milhões (ou bilhões) de pessoas ao redor do mundo.

Privacidade Hackeada (2019)

A obra lançada pela Netflix em 2019 adota como ponto de partida os escândalos protagonizados pelo Facebook em março de 2018, em que a Cambridge Analítica coletou dados de 87 milhões de usuários sem que fosse permitido. 

Para ler mais tópicos e entender o impacto da tecnologia no mundo jurídico, acesse os demais artigos do blog.

Produções Nacionais de Destaque

Série: Na forma da Lei (2009)

Esta série produzida pela TV Globo ganhou muita notoriedade em 2009. Sendo o título está disponível no catálogo do Globoplay.

A personagem vivida por Thiago Fragoso, um  jovem estudante de Direito, é covardemente assassinado por um filho de político influente, interpretado por Márcio Garcia. 

O crime permanece impune até que, anos depois, cinco amigos do rapaz, que presenciaram o homicídio, conversam e percebem indícios que podem servir para fazer justiça na forma da Lei. 

A narrativa traz debates jurídicos interessantes, pois os amigos são, respectivamente, a promotora de justiça interpretada por Ana Paula Arósio, um juiz interpretado por Leonardo Machado, uma delegada vivida por Luana Piovani, um advogado personificado por Henri Castelli e um jornalista, na pele de Ademir Rodrigues. 

Série: Sentença (2022)

Nesta produção da Amazon Prime Vídeo, Camila Morgado interpreta uma advogada criminalista extremamente competente.

Certo dia um caso muito particular chega à sua mesa, pedindo especificamente por ela, o crime da Incendiária. Uma mulher que colocou fogo em um policial que entrou na sua casa e cujas imagens foram filmadas por um casal de adolescentes que casualmente estavam gravando uma live na laje. 

Assista o Trailer da série Sentença - Disponível no Prime Vídeo

A interpretação de Morgado, certamente, inspira e empolga muitos estudantes e profissionais jurídicos. Vale a pena conferir. 

Série: Justiça (2016)

Esta série produzida pela TV Globo destaca embates jurídicos que envolvem sentimentos como traição, desejo de vingança, assassinatos e armações sempre com alguns dilemas morais envolvidos.

Após oito anos, em 2024, a sua 2ª temporada foi lançada. Esta segue o mesmo formato da primeira. São quatro histórias independentes e que envolvem um crime. A obra está disponível no Globoplay por este link.

"Quatro pessoas vão presas e saem da cadeia no primeiro episódio de cada uma dessas tramas”, explica a autora Manuela Dias.

Filme Documentário: Justiça (2004)

Caso deseje algo mais real e agridoce, o documentário está hoje no catálogo do Netflix. 

A sua proposta é mostrar o dia a dia do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e seus personagens, promotores, defensores públicos, juízes e réus, oferecendo ao público uma reflexão sobre o sistema judicial brasileiro e as estruturas de poder vigentes no país.

Filme: Doutor Gama (2021)

Confira a biografia de Luiz Gama, um homem negro que usou das leis e tribunais para libertar mais de 500 escravos. Um abolicionista e republicano que inspirou o país e merece ser eternizado em nossa história.

Confira o trailer de Dr. Gama no Youtube

O título está disponível no Globoplay

Filme: Polícia Federal - A Lei é para Todos (2017)

Sob o ponto de vista dos investigadores e autoridades legais, o filme traz um ponto de vista sobre a Operação Lava Jato importante de ser considerado. 

Com personagens icônicos interpretados por Tony Calloni e Flávia Alessandra, o filme retrata a investigação de Força Tarefa que abalou o Brasil. A obra está disponível no Netflix. 

Filme Documentário: O Processo (2018)

Para os amantes da política e os curiosos sobre os acontecimentos em bastidores do processo de Impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff, fica a indicação de O Processo. 

Os episódios mostrados são frutos de uma acurada pesquisa que traz um compilado de informações sobre o Impeachment de 2016. Assista hoje no Netflix. 

E caso haja alguma dúvida sobre o viés dessa obra, a entrevista da Diretora ao Brasil de Fato pode sanar algumas dúvidas. Clique aqui e confira

Filmes que fogem do debate criminal

Suprema (2019)

Esta é a chance de sentir-se na pele de uma mulher como poucas. A história baseada em fatos reais é sobre a trajetória de Ruth Bader Ginsburg, juíza da Suprema Corte que foi nomeada para o Supremo Tribunal no ano de 1993 pelo presidente Bill Clinton.

Além disso, a magistrada exerceu a função de professora, se especializando em Direito relacionado ao gênero. A sua carreira foi marcada pelo combate a normas que limitavam o Direito das mulheres.

Trailer de Suprema Legendado no Youtube

História de um casamento (2019)

O filme retrata o fim de um casamento, abordando concessões e conciliações que um casal faz em prol do bem-estar de seu filho. Para especialistas e interessados na área de Direito de Família é uma boa pedida. 

Um dos pontos mais altos do filme são as interpretações de Scarlett Johansson, Adam Driver e Laura Dern que, por este filme, ganhou o Oscar de melhor atriz coadjuvante. O título está disponível no Netflix. 

Na imagem extraída do filme: casal está deitado com seu filho numa cama
Foto de cena do filme "História de um casamento" - Extraído de Veja.com

Sully: O Herói do Rio Hudson (2016)

O filme retrata o episódio que deixou o mundo inteiro em choque no ano de 2009, o Capitão Chesley "Sully" Sullenberger conseguiu pousar um avião em pane no rio Hudson.

A manobra quase impossível salvou a vida dos 150 passageiros e alçou Sully à categoria de herói nacional. No entanto, nem mesmo a aclamação pública foi capaz de impedir uma investigação rigorosa sobre sua reputação e carreira.

Com interpretações impecáveis de Tom Hanks e Aaron Eckhart é um filme que vale a pena ser assistido.

Banner do filme "Sully - o herói do Rio Hudson" - extraído do Prime Video
Banner do filme "Sully - o herói do Rio Hudson" - extraído do Prime Video

O Valor de um Homem (2015) - Filme Francês

Aos apaixonados por debates trabalhistas, este filme francês premiado aborda profundas reflexões sobre mercado e relações de trabalho.

Na trama, o protagonista de meia idade está desempregado. Ele faz cursos, formações, mas não consegue nenhum cargo para ajudá-lo a manter o lar, a esposa e o filho portador de deficiência mental. 

Depois de uma série de entrevistas humilhantes, Thierry é empregado como segurança de um supermercado.

Mas seu trabalho consiste justamente em reproduzir com os clientes e com outros funcionários a lógica de dominação que ele vinha sendo submetido. Como reagir neste caso?

Uma Lição de Amor (2001)

Alerta: preparem seus lencinhos. Este filme é um drama forte que reflete dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência mental e seus familiares, especialmente quando se trata de assuntos como educação e inclusão social. 

O filme retrata a vida de um pai com deficiência vivido pelo vencedor do Oscar Sean Penn que luta diante de um tribunal pela guarda de sua filha, que aos 7 anos apresenta maiores sinais de inteligência que o seu tutor. 

A partir de então Sam enfrenta um caso virtualmente impossível de ser vencido por ele, contando para isso com a ajuda da advogada Rita Harrison (Michelle Pfeiffer). Por sua interpretação, Sean Penn ganhou o Oscar de melhor ator. 

Custódia (2017) - Filme Francês

Custódia (Jusqu'à la garde) é um título francês dirigido por Xavier Legrand e premiado como melhor diretor no Festival de Veneza de 2017. O longa retrata um drama familiar com temas bem complexos: o divórcio e a guarda de um dos filhos.

Porém, só assistindo até o fim é o que o telespectador terá condições de opinar sobre como decidiria o caso. Temas como alienação parental, conflitos e relações familiares enriquecem a trama.

Filmes aclamados pelo público sobre debates em Tribunais 

O Juiz (2014)

Este filme fala sobre o olhar de um juiz sobre um advogado, mas também de um pai sobre um filho e de um filho desesperado em defender o seu pai. 

Aqui, Hank Palmer (Robert Downey Jr.) um advogado bem-sucedido e arrogante, retorna à sua pequena cidade natal para o velório da mãe. Ele descobre que seu pai, o respeitado juiz local vivido pelo ator Robert Duvall está sendo acusado de ter assassinado um antigo réu, que acabou de sair da prisão após cumprir 20 anos na cadeia. Apesar de toda a frieza que há entre eles, Hank assume o caso e passa a defender o pai. 

Na imagem: Robert Downey Jr. olha para câmera em frente ao estrado de seu pai, que está num plano acima, caracterizado como juiz.
Foto do filme "O Juiz"

Terra Fria (2005)

Neste filme, a mãe solteira, Josey, vivida Charlize Theron, é parte do grupo das primeiras mulheres a trabalharem em minas de ferro, em Minnesota - EUA.

Diante desse pioneirismo, os homens ficam ofendidos por terem que trabalhar com mulheres. Assim, trabalhadores das minas em Eveleth, submetem Josey a assédio sexual.

Consternada com o fluxo constante de insultos, linguagem sexual explícita, e abuso físico, ela decide, apesar de ser advertida pela família e amigos, abrir uma histórica ação judicial contra assédio sexual.

Por estes papéis, Charlize Theron e Frances McDormand foram indicadas indicadas ao Oscar de Melhor Atriz e de Melhor Atriz Coadjuvante respectivamente. Se quiser assistir, está disponível para alugar no Youtube.

Na imagem: as atrizes se encontram caracterizadas como trabalhadoras das minas de ferro
Foto do filme "Terra Fria" de 2005

Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento (2000)

Podemos ver Julie Roberts brilhar nas telas na pele de uma forte protagonista, sob a seguinte sinopse: 

Erin Brockovich é a mãe de três filhos e trabalha em um pequeno escritório de advocacia. Ao descobrir que a água de uma cidade no deserto está sendo contaminada e espalhando doenças entre seus habitantes, ela convence seu chefe a deixá-la investigar o caso.

Erin usa todas as suas qualidades naturais, desde a fala macia e convincente até seus atributos físicos, para convencer os cidadãos da cidade a cooperarem com ela, fazendo com que tenha em mãos um processo de 333 milhões de dólares.

Clique aqui para assistir pela Netflix.

Advogado do Diabo (1997)

Um filme que dispensa comentários com seu elenco de peso. Al Pacino, Keanu Reeves e Charlize Theron contracenam brilhantemente nesta obra conhecida e recomendada a quem está entrando em contato com a realidade jurídica. 

Assista ao trailer: 

Trailer do filme Advogado do Diabo

As Duas Faces de um Crime (1996)

Obras sobre discussões penais é o que não falta, principalmente com boas atuações. Aqui, Edward Norton, Richard Gere e Laura Linney contracenam muito bem. 

Nesta obra, vivenciada em Chicago, a morte de um arcebispo a facadas choca o público, atraindo a atenção da mídia local.

Um advogado oportunista em busca de fama se oferece para defender o principal suspeito do crime, um adolescente pobre com problemas mentais.

A Vida de David Gale (2003)

Para quem gosta de discussões sobre pena de morte e os danos que esta medida pode causar, vale muito a pena assistir este filme. Contando com as interpretações excepcionais de Kevin Spacey, Kate Winslet e Laura Linney, esta obra é envolvente do início ao fim. 

O filme, hoje, se encontra disponível na Amazon para locação.

Um Contratempo - Filme Espanhol (2016)

Este é um filme espanhol é indicado para quem gosta mais de suspense e mistério, pois a sinopse envolve uma investigação. Veja a seguir.

Um executivo bem sucedido, interpretado por Mário Casas, percebe estar envolvido em um crime que não lembra ter cometido.

Com tudo o que construiu desmoronando aos seus pés, ele recorre à melhor advogada de defesa da Espanha, Virginia Goodman (Ana Wagener), e eles tentam descobrir o que realmente aconteceu na noite anterior.

O título pode ser visto na Prime Vídeo e é uma excelente pedida de entretenimento.

Trailer legendado de "Um Contratempo" no Youtube

Séries de grande Sucesso 

Para este artigo não fica extra longo, selecionamentos apenas cinco títulos, mas há muito mais para maratonar.

Suits

A série aclamada pelo público, que influenciou muitos jovens a fazer Direito e sonhar com o glamour da advocacia é uma realidade um pouco distante da brasileira, entretanto desenvolve uma trama muito envolvente.

Assista hoje na Netflix.

How to Get Away with a Murder

Viola Davis está super empoderada na pele de Annalise Keating - advogada da área criminal e professora de direito em uma universidade de prestígio da Filadélfia. Ao lado de cinco de seus alunos, ela se envolve em tramas de assassinatos enquanto tenta manter intacto seu casamento.

Assista ao Trailer:

Trailer legendado de How to Get Away With a Murder

Jury Duty

Doze pessoas foram chamadas para atuar como jurados em um julgamento cheio de reviravoltas e apenas um dos convocados não é ator e não sabe de nada. 

A trama é divertidíssima e mescla comédia, documentário e reality show. Assista hoje na Prime Video.

O Poder e a Lei

O famoso advogado Mickey Haller (Matthew McConaughey) assume os casos mais polêmicos e complicados da cidade de Los Angeles. Mas sua ambição e seus clientes o levam a tramas perigosas e conspirações. Vale a pena conferir esta produção da Netflix

The Good Wife

Essa é uma das séries de advogados com maior repertório de personagens com profissões jurídicas. De estagiários a juízes, é muito fácil se identificar com algum dos personagens.

Digna de maratona, a TGW traz a história de Alicia Florrick (Julianna Margulies), uma advogada afastada da carreira que decide voltar a advogar quando seu marido, Peter Florrick (Chris Noth), é preso após um grande escândalo envolvendo corrupção e traição.

Assista hoje na Prime Vídeo.


E aí, gostou do conteúdo?

Infelizmente é impossível abordar todas obras audiovisuais sobre o tema, mas fizemos o possível.

Não deixe de checar os Eventos de 2024 para se atualizar e, caso tenha interesse em alguma automaçãovisite nossa homepage e entenda como podemos te ajudar.