Automação Jurídica: 7 benefícios de otimizar processos com RPA
A automação jurídica utiliza as RPAs e IA como um caminho para potencializar as atividades e workflow de escritórios e departamentos jurídicos.
O mercado atual brasileiro possui softwares jurídicos capazes de atender diferentes demandas, desde pequenos departamentos a grandes escritórios.
O Legis é um software jurídico capaz de automatizar a realização de protocolos, peticionamentos, monitoramento de sistemas e tribunais, além de capturar processos.
A inteligência utilizada pelo hub do Legis ainda automatiza a gestão de processos, fornece jurimetria interna e possui o grande diferencial: a possibilidade de singularizar a experiência de toda a equipe com uma interface simples e intuitiva.
O que é RPA: automação de atividades dentro do direito
A automação jurídica acontece através do uso de softwares para realizar, automaticamente e através de robôs programados, atividades de rotina e que usualmente seriam feitas por advogados de maneira manual.
O termo RPA vem do inglês, Robotic Process Automation, ou Automação Robótica de Processos.
Os robôs utilizados na realização de atividades jurídicas se comunicam com os sistemas e aplicativos com base em um algoritmo desenvolvido para aprender as tarefas que lhes são designadas. Ou seja, eles copiam os comandos que uma pessoa realizaria manualmente.
Automação Jurídica e a LGPD
A Lei Geral da Proteção de Dados (13.709/2018) busca proteger os direitos de privacidade e liberdade. Desta forma, antes de aderir a qualquer software, deve-se checar suas políticas de segurança de dados.
Dentro da plataforma do Legis toda as informações dispostas estarão seguras e guardadas online na Google Cloud.
Tipos de automação jurídica
Atualmente é possível utilizar softwares jurídicos para automatizar diferentes atividades. Estão entre elas, mas não se limitam:
- Assinatura eletrônica de contratos
- Gestão de contratos
- Automação de workflows
- Automação e monitoramento de finanças
- Automação para Compliance
- Automação de peticionamentos eletrônicos
7 benefícios das RPAs para o direito
As ferramentas de automação jurídica existem para libertar advogados de atividades repetitivas e administrativas, deixando-os livres para realizar atividades mais valiosas.
Simplificação de fluxos de trabalho
Com a unificação de todas as atividades em apenas uma plataforma, as prioridades e workflow ficarão bem definidas e centralizadas, permitindo maior ganho por parte do escritório.
Centralização das informações
Ferramentas de automatização jurídica bem desenvolvidas permitem que seus usuários realizem todo o monitoramento de processos e dados dentro da plataforma.
Essa centralização e unificação das informações evita a perca de prazos e, também, que informações e dados importantes sejam perdidos.
Maior produtividade das equipes
Ao libertar advogados de tarefas monótonas do dia a dia, estes serão capazes de concentrar suas energias no desenvolvimento de uma prática mais estratégica, além de dispor de mais tempo para seus clientes.
Fácil implementação
As RPAs podem ser implementadas rapidamente através de APIs (Interface de Programação de Aplicação), um conjunto de funções e procedimentos que permitem reutilizar funcionalidades e integrar sistemas.
Experiência do cliente
Com um foco aprimorado nos usuários finais e interfaces desenvolvidas para que seu uso seja intuitivo, os advogados trabalhado nos processos ofertarão serviços mais eficazes em menos tempo, com custos mais competitivos.
Diminuição de erros
A tecnologia de automação permite acelerar processos e diminuir erros através da estruturação de grandes quantidades de dados.
A leitura e interpretação de enormes bases de dados como os Diários Oficiais, e lançamento de prazos são apenas algumas das ações que um robô pode realizar.
Automação Jurídica com o Legis: pague apenas o que consumir
O software jurídico do Legishub foi desenvolvido com o intuito de facilitar a vida de advogados em todos os aspectos.
Pensando nisso, a otimização é proposta com preços competitivos que são calculados a partir da quantidade de protocolos realizadas pelo usuário.
Assim, escritórios e departamentos de todos os tamanhos podem aderir ao sistema de automatização de atividades jurídicas... pagando menos de dois reais por protocolo.
Quer ficar por dentro desta e mais informações sobre o mundo jurídico?
Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que vem acontecendo no Legis!