Advocacia: consultoria jurídica ou assessoria
A consultoria jurídica e assessoria são serviços prestados dentro do que podemos chamar de trabalho jurídico preventivo. Por isso, entender como funciona cada uma e como você pode trabalhar dentro dessas áreas é mais do que fundamental para o exercício das atividades.
O que é consultoria jurídica?
Embora ambos sejam uma modalidade de prestação de serviços na advocacia que buscam a prevenção de atitudes empresariais que fogem as leis e bom senso, a assessoria e a consultoria jurídica tem utilidades e finalidades diferentes.
A consultoria jurídica é uma atividade privativa da advocacia que pode ser executada por advogados ou sociedades de advogados, segundo a OAB.
Na consultoria, uma análise de cenário é feita pelo profissional do direito com o intuito de desenvolver um caminho vantajoso.
O que faz o consultor jurídico?
O consultor jurídico é um advogado com registro ativo na OAB que orienta o cliente na resolução de problemas.
Desde a elaboração de treinamentos, pareceres, memorandos, auditórias e relatórios jurídicos, o advogado entrega à empresa soluções práticas para erradicação e prevenção de adversidades.
Porém, não faz parte da consultoria jurídica colocar em prática ou entregar resultados. Cabe ao cliente à implementação das práticas jurídicas apresentadas.
O que é assessoria jurídica?
Podendo ser um serviço prestado por um advogado ou um escritório especializado, a assessoria é um serviço contínuo, similar ao de um departamento jurídico interno.
Todas as questões jurídicas da empresa contratante são levadas em conta no trabalho da assessoria jurídica.
Elaboração de estratégias e processos internos, contratos e até mesmo na contratação e demissão de funcionários fazem parte deste serviço de advocacia preventiva.
Por que ter assessoria jurídica?
A assessoria jurídica é a melhor opção para quem busca resolução no sentido de ação. O auxílio técnico prestado pelo advogado à empresa contratante é similar ao trabalho desenvolvido por um departamento jurídico.
Como divulgar os serviços de assessoria e consultoria jurídica?
Por conta das regras da OAB em relação à publicidade na advocacia, é preciso tomar cuidado ao criar um plano de divulgação de serviços jurídicos.
Segundo provimento da OAB, advogados e sociedades advocatícias não podem divulgar seus serviços e honorários de maneira explícita, muito menos divulgar informações sobre casos ou serviços prestados.
Para além da divulgação nas redes e ruas, nos campos de assessoria e consultoria o networking é ainda mais importante por se tratar de empresas, e não apenas pessoas.
Por isso, você deve estar sempre preparado para falar bem por si mesmo, fazer um bom "pitch" do seu trabalho, se a oportunidade surgir. Entender bem os fundamentos do que você está buscando agregar no dia a dia de seus clientes e saber falar sobre isso trará a sensação de que você está apto para o trabalho.
E para além do bom e velho boca a boca, o Marketing de Conteúdo nas redes sociais e blog são bons aliados.
No caso do blog, você pode substituir a criação de longos e densos conteúdos para uma postagem e buscar o desenvolvimento de um site objetivo e elegante com todas as informações que seus clientes precisam para achar você. Na área de marketing páginas assim são conhecidas como "Landing Page".
Também vale a pena apostar na publicação de artigos e materiais seus nos sites de outras empresas. Muitas plataformas permitem o envio/criação de materiais de seus leitores. Assim, faça uma pesquisa sobre seu público e o que eles precisam.
Por exemplo, se você busca empresas no ramo de viagens existem sites como o eDublin que aceitam e publicam artigos sobre temáticas valiosas.
Você pode ainda entrar em contato com potenciais clientes pessoalmente, buscá-los em fóruns e promover eventos online ou presenciais, como palestras, onde eles aprendam algo valioso e conheçam você e como trabalha.
E claro, o bom e velho cartão de visitas não falha em espalhar por aí os seus serviços.
Quer ficar por dentro desta e mais informações sobre o mundo jurídico?
Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que vem acontecendo no Legis!