TJDFT lança tirinhas periódicas para mostrar como a linguagem rebuscada pode prejudicar o acesso à justiça.

Tirinha retirada do site TJDFT
Tirinha retirada do site TJDFT

O TJDFT lança, em seu portal, tirinhas com o ideal de melhorar o atendimento dos servidores e autoridades da justiça ao público geral.

Com a proposta de auxiliar o entendimento do usuário da justiça, o TJDFT lançou, em 2021, uma campanha em quadrinhos que são publicados periodicamente.

De um jeito bem lúdico são compartilhadas orientações que podem facilitar o entendimento dos usuários dos serviços do judiciário e demais instituições.

O objetivo é diminuir os hiatos de comunicação que, muitas vezes, podem provocar grandes problemas ou dificultar muito o acesso à justiça.

Ideia Central:

Uma das maiores críticas do projeto é a explicação utilizando termos que não estão presentes no dia-a-dia das pessoas ou falar em siglas. Sem dúvida, isso pode gerar muita confusão, vez que, nem sempre, os jurisdicionados estão assistidos por advogados.

Algumas das sérias consequências que a falta de entendimento em razão da linguagem rebuscada podem causar são perda de prazo, omissão de procedimento legal exigido e até outros problemas mais graves.

Nas palavras da Corte, a finalidade é "chamar atenção para situações que acontecem no dia a dia do mundo jurídico e mostrar como pequenas alterações no texto ou substituições de palavras podem facilitar a comunicação".

Quer ver mais tirinhas, acesse aqui a página do Seja+Simples

E você, o que pensa sobre essa iniciativa?


Para ler mais artigos e entender o impacto da tecnologia no mundo jurídico, acesse os demais artigos do blog. Não deixe de checar os Eventos de 2024 para se atualizar e, caso tenha interesse em alguma automaçãovisite nossa homepage.