O que é Compliance e por que é tão relevante hoje em dia?
De uma forma bastante literal, o termo 'compliance' pode ser traduzido como “estar em conformidade”. No âmbito jurídico, pode-se dizer que a quantidade de normas que norteiam as atividades de uma empresa são inúmeras.
Portanto, torna-se necessário ter um processo que garanta a conformidade do negócio escolhido com regulamentos, leis e políticas aplicáveis.
Há uma frase até engraçada, mas muito verdadeira sobre o tema:
“É melhor prevenir com o compliance, do que remediar com o caixa”.
Pois bem, é exatamente essa a função do compliance. Prevenir, ao invés de remediar, com baixo custo, apenas implantando procedimentos e métodos para assegurar o cumprimento de normas que credibilizam a organização.
Como implantar uma área de compliance ou capacitar profissionais para isso?
O primeiro passo para entender como implantar o compliance é procurar um especialista na área que estude a empresa como um todo e os regulamentos que precisam ser cumpridos.
As normas podem surgir por exigência legal ou opção da companhia, em caso de querer aumentar a credibilidade da empresa ou competir no mercado externo, por exemplo.
É preciso, assim, entender o nível de importância de cada norma e a capacidade dos profissionais de cada setor envolvido na aplicação e no entendimento da importância delas.
Por fim, é válido que a mudança de comportamento aconteça, principalmente, na gerência, visando impulsionar o ar de mudança em toda a organização.
Após cumpridos esses primeiros requisitos, o profissional realizará um diagnóstico com um passo-a-passo para implantar as mudanças de comportamento empresarial.
Compliance externo e compliance interno
Nem só de exigências legais e normativas para o funcionamento regular da empresa vive o compliance.
O posicionamento da empresa no mercado e a observância de preceitos como missão, visão e valores são essenciais. Portanto, é imprescindível diferenciar o compliance externo do interno.
Compliance externo
O compliance externo pode ser descrito como conformidade regulamentar, refere-se ao fato de o negócio agir conforme normas, regulamentos e padrões do setor exigidos por lei.
Ou seja, são as diretrizes obrigatórias que as empresas devem seguir para permanecer no mercado. Uma prática básica de compliance externo é registrar o nome de uma empresa.
Compliance Interno
Já o compliance interno refere-se ao cumprimento de regras, acordos e códigos de conduta criados pela organização. Essas definições aliadas ao compliance podem ajudar as empresas a evitar divergências internas, mantendo padrões operacionais altos.
Um bom exemplo de compliance interno é a implementação de políticas sobre postagens no ambiente de trabalho em mídia social direcionada aos seus colaboradores.
De forma objetiva, a implementação e difusão de normas de compliance interno ajudam a equipe de recursos humano a treinar melhor os funcionários.
Além disso, pode ser o que faltava para transformar a cultura organizacional da empresa, possibilitando alcançar objetivos de curto, médio e longo prazo.
Qual é o maior objetivo do compliance empresarial?
A finalidade do Compliance é proteger o negócio. Vale destacar que o retorno sobre o investimento pode ser substancial, ajudando a empresa a evitar desperdício, fraude, abuso, discriminação e outras práticas que interrompem as operações e colocam os negócios em risco.
Ao possibilitar que todos os departamentos e funcionários trabalhem unidos para manter padrões de comportamento e qualidade, ocorre a redução de risco de falhas catastróficas. Além disso, um compliance eficaz melhora a comunicação entre a liderança e os funcionários.
Investidores, stakeholders e o mercado financeiro adoram o compliance empresarial
O que diferencia a sua empresa frente a concorrência?
Entender o objetivo do seu negócio na hora de optar pelo compliance é essencial. Já no caso de advogados, optar por essa área, certamente, é uma escolha visando um mercado que só tende a prosperar
Portanto, se uma empresa visa crescer no mercado, deve saber que o compliance é uma ferramenta-chave para tanto. E ainda é uma excelente forma de atrair olhares de investidores, parceiros e eventuais stakeholders.
A prevenção não é um luxo quando se tem um plano de crescimento calculado, é uma necessidade.
Referências:
Exame. Compliance: o que é, categorias, vantagens e como colocar em prática
Sebrae. O que significa compliance para micro e pequenas empresas