Logo para Escritório de Advocacia: o que NÃO fazer e o que é preciso saber

Na imagem: Profissional de criatividade olha para monitor com a palavra "Logo" escrita na tela.
O Logo é melhor criado por um profissional com conhecimento de cores, mercado, tendências e formas.

O logotipo é peça essencial para a criação de uma marca, inclusive na advocacia. Tanto o logo quanto a identidade visual conseguem levar memórias de autenticidade, mas fique atento a detalhes importantes para advogados.

A princípio, vale lembrar que o Marketing para advogados é restrito por normas da OAB e pela própria natureza do seu trabalho intelectual. 

Portanto, há deslizes que não podem ser cometidos, assim como existem algumas considerações a se levar em conta. Fique atento à leitura a seguir.

Conceito de Logo ou Logotipo

A logo, também chamada erroneamente de logomarca, é uma representação visual de uma marca.

A palavra logomarca é considerada incorreta, pois “logo” já significa marca, então é um termo redundante e sem sentido. 

Enquanto o logotipo, segundo texto da Rock Content: 

Logo vem do grego “logos” e quer dizer, entre outras coisas, conceito ou significado
Já “tipo” também vem do grego “typos” e quer dizer símbolo gráfico de um conceito.
Opa, agora as palavras casaram! Logotipo, então, é a representação visual de um conceito. Ele é usado para identificar uma marca, uma empresa, um produto ou um serviço.

Dito isso, vamos agora entender os requisitos para advogados terem um logotipo.

Quais são as restrições do Logotipo para advogados?

Segundo o Provimento 205/2021 da CFOAB, o advogado pode usar logotipo desde que transmita a sobriedade da profissão no elemento gráfico escolhido.

O mesmo provimento também veda expressamente que o escritório ou advogado use a logo e símbolos oficiais da Ordem dos Advogados do Brasil.

Evite informalidade: 

A logomarca/logotipo deve refletir profissionalismo e seriedade, transmitindo confiança aos clientes e ao público em geral. Por isso, evite elementos ou estilos que possam parecer brincalhões, informais ou pouco profissionais.

Simplicidade: Aqui o menos é mais! 

Fuja de elementos excessivamente complexos que possam tornar a logomarca/logotipo confusa ou difícil de reproduzir em diferentes mídias.

Sobriedade requer um design simples e limpo para garantir que o logotipo seja facilmente compreendido e reconhecível.

Atenção à Legibilidade:

Evite fontes elaboradas ou difíceis de ler, especialmente quando reduzidas de tamanho. Escolha uma fonte que seja legível, em diferentes tamanhos e formatos.

Cuidado com as cores escolhidas:

Desvie das cores muito vibrantes ou chamativas, que podem parecer inadequadas para um contexto jurídico de seriedade.

Respeito às Normas Profissionais:

Evite representações que possam violar normas de publicidade ou iludir o público sobre suas habilidades ou especialidades.

Certifique-se de que o logotipo esteja em conformidade com as normas éticas e profissionais estabelecidas para advogados em sua jurisdição.

Representação Temática Adequada:

Fuja de símbolos ou imagens que possam ser interpretados de forma negativa ou que não estejam relacionados ao campo do direito. Opte por símbolos que remetam a atividade jurídica (ex: balança, tribunal, justiça, livros, espada da justiça etc).

Originalidade:

Evite copiar ou imitar logomarcas/logotipos de outros escritórios de advocacia ou empresas jurídicas.

Para além das restrições:

Diante de tantas vedações, parece complicado conseguir ser autêntico, mas existem algumas formas de conseguir deixar a sua logo diferenciada. 

Considere buscar elementos correlatos ao seu ramo do Direito:

Por exemplo, se a sua área é Direito Penal ou ramos do Direito Civil mais tradicionais, considere utilizar uma tipografia mais clássica, podendo fazer alusão ao design romano.

Já se o seu ramo do Direito for mais inovador como Direito Digital, Direito da Tecnologia da Informação, Direito da Saúde etc, considere utilizar elementos que transmitem modernidade e transformação.  

Não delimite as suas cores tão rapidamente

Na imagem: designer trabalha com tablet e computador em um projeto cercado de cartela de cores
O desenvolvimento de uma Logo é um estudo de identidade do negócio

Toda cartela de cores conta com tons mais chamativos, menos saturados e mais pastéis. Considere explorar uma cartela de cores antes de fechar o tom do seu logo. 

Às vezes, cores inesperadas conseguem dar o tom diferenciado que o escritório precisa. 

Adaptação Cultural e Relevância Local

Se o seu escritório tem uma clientela diversificada de clientes, atingindo o mercado internacional ou uma diversidade cultural, considere mencionar isso ao profissional responsável por seu logo. Alguns escritórios já utilizam ideias que remetem ao globo terrestre ou à ideia de conexão.

Mas se o seu negócio lida com questões mais locais e quer trazer forte senso de pertencimento ao seu ponto físico, é possível incorporar traços da cultura local, seja na tipografia (design das letras) quanto no formato de desenho de um elemento escolhido (balança, coluna, espada etc.)

E se quiser saber de mais símbolos, acesse aqui nosso artigo sobre o tema.

Estilo Atualizado

Não é porque o Escritório de Advocacia é um modelo de negócio tradicional que a sua logo deva parecer antiquada. 

Pelo contrário, os profissionais de Design têm grande capacidade de contribuir com um toque de modernidade a elementos convencionais. Portanto, vale muito a pena procurar um bom Designer para este trabalho, afinal um belo visual de marca contribui para a notoriedade do seu negócio.  

Na imagem: designer desenha tipografia em frente a uma cartela de cores
O desenvolvimento de uma logo envolve conhecimentos estéticos de geometria e psicologia de negócio

Consulte um Profissional Capacitado

Para encontrar uma logo que se identifique com a sua aspiração empreendedora é importante trocar ideias com um profissional capacitado sobre a missão, visão e valores, o público-alvo do seu negócio, onde será o seu ponto comercial e outros fatores que promovam conexão com o seu trabalho e metas.


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