Cobrança de honorários advocatícios: como funciona no Brasil

A cobrança de honorários advocatícios no Brasil e organizada pela Ordem dos Advogados do Brasil, que determinam anualmente o "piso" para cada atividade advocatícia nos estados brasileiros.

Neste artigo organizamos um guia básico sobre o tema, com uma tabela comparando os valores cobrados nas regiões brasileiras para que você possa se guiar.

Quais os tipos de honorários advocatícios?

A cobrança de honorários advocatícios está prevista na Lei nº 8906/94, no artigo 22 do Estatuto da Advocacia e da OAB.

O termo "honorários" é utilizado para significar o valor pago (remuneração) à profissionais prestadores de serviços.

Dentre os tipos de honorários previstos pela legislação estão:

Honorários advocatícios contratuais

Conhecidos também como honorários contratuais ou convencionais, este tipo de remuneração é prevista por contrato firmado entre advogado e cliente antes do início de um processo.

Os honorários contratuais as vezes podem ser "de risco" para o advogado, sendo este pago um porcentagem do valor ganho no processo. Ou seja, a remuneração neste tipo de contrato é condicional e imprevisível.

Honorários advocatícios sucumbenciais

No meio jurídico o termo "sucumbência" é o princípio pelo qual a parte perdedora é obrigada a pagar aos vencedores do processo.

Os honorários advocatícios de sucumbência fazem parte do Novo Código de Processo Civil e a medida tem como objetivo desestimular a abertura de processos em situações "desnecessárias" e/ou evitar que uma das partes seja prejudicada por apenas reivindicar seus direitos ou se defender.

Honorários advocatícios arbitrados

Situação onde o valor a ser pago ao advogado é decidido em juízo. Tal situação pode decorrer da falta de acertos prévios entre cliente e jurista.

Honorários assistenciais

Incluídos no artigo 22 do Estatuto da OAB em 2018, os honorários assistenciais ocorrem em ações coletivas.

Este tipo de honorário muitas vezes não vai para o advogado, mas sim para o sindicato que custeia a assistência jurídica.

Como funciona os 30% do advogado?

A cobrança de uma porcentagem em cima dos ganhos de um processo está previsto no Código, ainda assim, está vetado que os honorários, somados os contratuais e sucumbenciais, sejam superiores ao do cliente.

Tabela de honorários advocatícios no Brasil em 2023

A tabela de honorários dos advogados brasileiros disponibilizada pela OAB serve enquanto uma referência para juristas de todo o país, mas não deve restringir os profissionais quando o assunto são honorários acima do que a tabela indica.

O objetivo principal da tabela de honorários da OAB é evitar o sucateamento da profissão pela cobrança abaixo do mercado.


Quer ficar por dentro desta e mais informações sobre o mundo jurídico?

Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que vem acontecendo no Legis!

Continue informado através de nosso Instagram e LinkedIn.