Conheça o Claude: A Nova IA Generativa pode se adequar melhor que o ChatGPT ao trabalho jurídico

Na imagem: advogado usa tablet para mostrar funcionalidade a outra pessoa
A advocacia pode se aliar cada vez mais ao uso de inteligência artificial para melhorar o desempenho do advogado.

Mais uma novidade tecnológica com uso de Inteligência Artificial gratuita para advogados:

O Chatbot promovido pela empresa Anthropic chamado “Claude” promete transformar o mundo empresarial. Isso porque, comparado ao Chat GPT, o seu treinamento envolve obediência ao guia de boas práticas de implementação de IA, além de maiores habilidades em matemática, programação, leitura, escrita comparado ao Chat GPT. 

Com uma vasta base de conhecimento atualizada anualmente, ele auxilia em tarefas diversas, desde respostas simples até análises complexas e programação com muita precisão e senso ético.

E, claro, para o Direito, quanto mais ético e preciso, sem divagar por respostas inventivas, mais tranquilidade o advogado terá na revisão dos textos.

A Ética no Claude

Ao criar o Claude, a Anthropic preocupou-se em dar ênfase aos princípios éticos. Dessa forma, as respostas priorizam interações úteis e honestas. 

Sua capacidade de adaptar o estilo de comunicação torna as conversas mais naturais e personalizadas.

Claro que este ponto ético carrega consigo limitações.Algumas delas são: Não acessar a internet em tempo real, não aprender com interações individuais e não realizar ações físicas.

Mas acredite, este assistente representa um avanço significativo na IA, demonstrando como a tecnologia pode complementar habilidades humanas com o compromisso de manter a integridade e eficiência nas respostas. 

Como Utilizar?  

Primeiramente, para acessar o Claude é necessário preencher o seu número de telefone para que seja enviado um código token. Ao digitar o token, o acesso será liberado. 

É importante esclarecer que o Chatbot da Claude já existia desde março de 2023, mas agora consegue se comunicar em português brasileiro com os usuários.

Todavia, esse processo não é automático, sendo necessário que o usuário peça ao Chat no campo de digitação que ele converse em Português-BR

Na imagem: Print da Tela inicial de um perfil logado no Claude
Tela inicial de um perfil logado no claude

Perceba que após as primeiras utilizações, o chat memoriza seu nome e já dá sugestões para conversar em Português. 

Quer conhecer outras IA’s generativas para uso em escritório, clique aqui e confira o nosso artigo “Melhores IA’s para a pesquisa jurídica”.

Melhores práticas de uso:

  • Faça perguntas claras, contextualizando e sendo específico sobre o que deseja.
  • Utilize comandos diretos. Ex: Ao pedir um resumo de um texto com leitura facilitada, seja claro e específico – “Resuma este texto com parágrafos curtos e transformando as frases para a ordem direta, visando facilitar a compreensão do leitor” - lembre-se que quanto mais detalhado é o pedido, melhor será a qualidade da resposta.
  • Experimente formulações diferentes quando as respostas não forem satisfatórias.

Sobre a base de dados do Claude

Para manter a segurança de suas respostas, o Claude não atualiza sua própria base de conhecimento. 

Assim, a base de conhecimento é fixa e foi estabelecida durante seu treinamento, concluído em abril de 2024. Portanto, ele não tem capacidade de aprender ou incorporar novas informações por conta própria.

As atualizações do conhecimento do Claude ocorrem através de novos treinamentos realizados pela Anthropic. Para ter uma ideia, este processo envolve:

  1. A coleta de novos dados e informações
  2. Ajustes no modelo de linguagem
  3. Testes extensivos
  4. A implementação da versão atualizada

Portanto, não acontece em tempo real ou durante as conversas do Claude. Cada versão dele tem uma base de conhecimento fixa.

Logo, para informações muito recentes ou em constante mudança, o Claude sempre recomenda que os usuários verifiquem fontes atualizadas. 

O papel dele é mais de auxiliar com o processamento e análise de informações, não de ser uma fonte primária de notícias ou dados em tempo real.

Precisa de uma Inteligência Artificial para sintetizar documentos? Conheça o PDF.AI neste artigo Legis Blog.

Por que o Claude é visto como “mais ético” do que o GPT? 

 A percepção de que o Claude é mais ético pode estar relacionada à ênfase que a Anthropic coloca em segurança e mitigação de riscos em IA.

Entenda que a Anthropic foi fundada com o objetivo de criar inteligência artificial que seja alinhada aos valores humanos, priorizando a ética e a segurança em todas as interações;

Os seus focos são:

  • A segurança, com filtros mais estritos para evitar a geração de conteúdo inapropriado ou perigoso. Assim, é possível esperar respostas mais cautelosas e conservadoras 
  • Seguir fielmente o seu treinamento com um conjunto de dados e técnicas de mitigação de riscos mais focados em evitar vieses e tomar decisões eticamente sólidas. A Anthropic também pode implementar métodos que buscam reduzir vieses e reforçar a justiça nas respostas de Claude.

Conclusão: 

Com tantos treinamentos, o Claude consegue ser mais preciso em suas respostas, porém seus dados estão desatualizados para discutir fatos recentes, visto que não tem acesso aberto à internet.

Enquanto isso, o ChatGPT está sempre se atualizando por ter acesso à internet com as informações mais recentes da web. Contudo, as fontes acionadas podem não ser das mais confiáveis, gerando respostas inventivas e de confiabilidade duvidosa.

Apesar dessas diferenças, tanto o Chat GPT quanto o Claude buscam ser responsáveis e úteis, mas com abordagens diferentes em termos de equilíbrio entre utilidade e precaução. O mais importante é saber operar e filtrar as informações recebidas.

O que podemos enfatizar é que vale a pena testar os dois modelos de linguagem e buscar o mais ético para analisar documentos, textos e fatos de forma objetiva e o mais criativo para buscar o alinhamento de texto ao tom de voz desejado. 


Este post foi útil? 

Confira também nossos outros conteúdos que podem ajudar muito a advogar em 2024.

  • Quer entender como o Legis pode ajudar em seu escritório? Clique aqui e conheça o Legisbot para fazer protocolos e consultas processuais por Whatsapp.
  • E mais, descubra os serviços ofertados pelos Legis e as inovações que chegaram ano passado clicando aqui!

Para ler mais tópicos e entender o impacto da tecnologia no mundo jurídico, acesse os demais artigos do blog. Não deixe de checar os Eventos de 2024 para se atualizar e, caso tenha interesse em alguma automação, visite nossa homepage.