5 formas de usar o ChatGPT para melhorar o desempenho de um Escritório de Advocacia

Na imagem: homem de terno usa celular para praticar alguma ação
Na imagem: homem de terno usa celular para praticar alguma ação

Na imagem: pessoa de terno ergue o tablet com o título Chat GPT logo acima da tela
Na imagem: pessoa de terno ergue o tablet com o título Chat GPT logo acima da tela



O ChatGPT é um grande aliado do aprendizado e deu o que falar em razão de suas inúmeras possibilidades de aplicação. Na advocacia não poderia ser diferente, pois o aplicador do Direito agora tem em mãos uma ferramenta útil para a sua produtividade.

O lançamento do ChatGPT causou muito entusiasmo, mas também reflexões sobre o jeito de pesquisar, estudar, ensinar e até de repensar o método de avaliação dos estudantes em escolas e universidades.

Já na área profissional é preciso ter cautela, pois o ChatGPT pode auxiliar e encurtar vários caminhos, mas é preciso ser crítico e ter muito cuidado.

Em processos judiciais ainda mais, pois cada caso concreto traz suas peculiaridades e estas precisam ser analisadas minuciosamente.

Mas, afinal, o que é o Chat GPT e até que ponto eu posso confiar nele?

Entendendo o ChatGPT

Conforme a própria ferramenta:


"O Chat GPT (Generative Pre-trained Transformer) é um sistema de conversação baseado em inteligência artificial desenvolvido pela OpenAI. Ele utiliza a arquitetura GPT, que é um modelo de linguagem de grande escala, treinado em uma ampla variedade de textos para entender e gerar respostas em linguagem natural".

Para utilizá-lo, basta abrir o chat e fazer uma pergunta que não viole os termos gerais de uso da plataforma.

Dito isso, nem sempre as respostas podem satisfazer dúvidas complexas, mas sua utilidade é inquestionável.

Ok, mas como utilizá-lo de forma otimizada para o trabalho em escritórios de advocacia?

Segue aqui uma lista de ações para testar.

1. RESUMIR TEXTOS LONGOS

Essa é uma das melhores funcionalidades para extrair a ideia central de um grande texto. Além de que auxilia o profissional de Direito a criar modelos de peças do zero.

A facilidade quase instantânea de encurtar textos longos e enfadonhos, quando se quer rapidamente entender a ideia central ou a conclusão de um teor, promete grandes resultados.

Imagina aplicar isso em uma peça cheia de orações invertidas e palavras complexas, é capaz de poupar bastante tempo, não acha?

E para utilizar não há nenhum segredo, é só abrir a ferramenta, digitar “Resuma este texto”, colá-lo logo abaixo da frase e clicar em “Enter”.

Em alguns segundos, um resumo com excelente encadeamento lógico é lançado, economizando alguns minutos ou até horas do seu dia.

2. ESTRUTURAR PETIÇÕES JUDICIAIS

É isso mesmo, o ChatGPT pode te ajudar com o checklist da estruturação de uma petição judicial.

Cada documento jurídico tem suas peculiaridades. Por isso, redigir petições diferentes em espaços curtos de tempo pode gerar confusões e esquecimentos.

Para evitar problemas assim, utilizar o ChatGPT vai te ajudar e o caminho é muito fácil. Basta abrir uma conversa e digitar “Como estruturar um Agravo de Instrumento” ou outra peça que você precisar.

A resposta normalmente é dada em tópicos verticalizados, numerada e com apontamentos relevantes que não podem faltar em uma petição judicial. Ou seja, servirá de checklist na hora da elaboração e também da revisão.

Vale, inclusive, recomendar essa possibilidade para aquele seu conhecido que vai prestar o próximo Exame da Ordem.

3. PREPARAR ROTEIROS PARA REUNIÕES EFICIENTES

Uma utilidade ainda pouco utilizada, porém com grande potencial para otimizar o seu tempo, é ir acompanhado de um roteiro de reunião. A prática promete encurtar o período da sessão e ampliar a sua janela de produção.

Contudo, roteirizar uma reunião é algo que quase ninguém faz, por mais que tópicos sejam anotados. A falta de um planejamento pode gerar fuga dos temas principais, discussões de pautas não pertinentes ou extrapolação de tempo em um tópico específico.

Mas se dedicar tempo para fazer uma reunião e atendimentos já atrapalha, imagine esquematizar?

Para resolver esse dilema, o ChatGPT pode ajudar. Talvez você nunca parou para pensar em usá-lo com este fim, mas é possível preparar uma reunião acerca de determinado tópico com seu cliente, equipe ou com qualquer pessoa.

Vale dizer que, neste caso, quanto mais específica for a pergunta ao chat, mais certeira será a resposta.

Nessas especificações é bem importante mencionar o tema da reunião, quem irá participar (cliente, membros da empresa etc), de que área profissional é e até quanto tempo ela deve durar.

A resposta vem tão bem estruturada que fazer o teste de utilizar um guia voltado para reuniões parecerá interessante.

4. REDIGIR E-MAILS CORPORATIVOS COM RESPOSTAS PADRÕES

Sabe quando o cliente pergunta sobre a movimentação de um processo e você está no meio de outra atividade?

O ideal seria responder o mais rápido possível de forma detalhada, porém nem sempre é possível. Infelizmente, em certos casos, dar uma resposta rápida e pouco elaborada parece ser a melhor solução.

E se você puder manter a cordialidade sem que isso demande muito tempo?
Afinal, é essencial manter um bom relacionamento com o cliente. Por isso, enviar E-mails com formatação profissional é, de fato, relevante.

Essa orientação parece ser dispensável para um profissional com rotina conturbada, mas tem o poder de impressionar positivamente devido à presteza do profissional com o cliente. E, para o usuário do chat, conseguir bons formatos de resposta é muito simples.

Ao digitar no campo de mensagem “redija um E-mail profissional de um advogado para um cliente respondendo sobre - assunto desejado -” provavelmente uma boa resposta será elaborada.

Contudo, não deixe de alterar alguns pontos para responder de maneira específica e não vale esquecer de colocar o nome certo do cliente na mensagem.


5. CONSEGUIR UM MODELO DE PETIÇÃO JUDICIAL COMPLETO

Deixamos o mais óbvio para o final, pois tal uso merece uma série de ressalvas, vez que cada documento legal tem uma série de peculiaridades.

Logo, não vale a pena se confiar em argumentações genéricas ou em justificativas rasas para defender uma causa.

É necessário, portanto, ajustar, revisar e compatibilizar cada ponto específico com a fundamentação jurídica que você pretende alegar. Afinal, o chat é um instrumento de auxílio e não um advogado.

Tecnologia para Advogados

Com tantas funcionalidades, devo me preocupar com o futuro da minha profissão?

A tecnologia surge para nos ajudar a evoluir e melhorar nosso dia–a-dia com muita praticidade. O Chat GPT é uma ferramenta e, certamente, muitas outras funcionalidades parecidas surgirão num futuro próximo.

Todavia, o ofício de representar, argumentar, orientar e, principalmente, fundamentar com um olhar empático e individualizador é uma atividade humana muito valiosa. Foi esse olhar diferenciado que deu origem às profissões e às tecnologias, vez que pôde enxergar necessidades e propor soluções.

Com isso, certamente o trabalho do advogado não está ameaçado, mas agora ganhou espaço de aprimoramento, para atender as demandas sociais com mais capricho e exatidão.

Então, use as ferramentas com sabedoria e tenha uma excelente semana de trabalho!


Se quiser acompanhar mais assuntos em primeira mão, fique por dentro de nossas redes sociais no Instagram e Linkedin.

Para ler mais artigos e entender o impacto da tecnologia no mundo jurídico, acesse os demais artigos do blog. Não deixe de checar os Eventos de 2024 para se atualizar e, caso tenha interesse em alguma automação, visite nossa homepage.

Gratidão pela leitura e até breve.

Referências