Certificado Digital para advogados: como funciona o Token | Juízo 100% Digital
O certificado digital é uma ferramenta capaz de otimizar o cotidiano de trabalho de um advogado, permitindo que este realize virtualmente seus processos com autenticidade e confidencialidade.
Além dos formatos que iremos apresentar abaixo, os certificados podem ser emitidos por diferentes sistemas, com nomenclaturas variados.
Alguns exemplos de certificados digitais para advogados são:
- E-CPF
- E-CNPJ
- NF-e e NFC-e
- Certificado Digital OAB
- MobileID
- RemotelID
- Certificado SSL
O que é o Certificado Digital?
Existem algumas variedades de certificados digitais e tokens para advogados no Brasil, mas o principal para que um advogado brasileiro consiga se beneficiar do Juízo Digital é o E-CPF ou E-CNPJ, para escritórios de advocacia.
O E-CPF é um documento que permite peticionamento eletrônico, assinatura digital.
Normalmente os certificados digitais para advogados possuem o formato A3, sendo este armazenado digitalmente através de token e/ou smart card.
Ainda assim, os tokens existem em dois formatos:
Certificado Digital para advogados A1
Um arquivo eletrônico que não necessita de mídias digitais, chamados token ou smart card. O público alvo são sociedades de advogados e departamentos, por conta do volume de atividades, que normalmente é maior.
Sua principal vantagem é a possibilidade de instalar um mesmo certificado em diversos aparelhos/computadores, além do seu custo mais baixo.
Ponto negativo: O certificado A1 tem apenas 12 meses de validade
Certificado Digital para advogados A3
Com validade de 1 a 3 anos, o certificado digital A3 é um pouco mais caro do que o A1 e performa em um aparelho por vez.
O certificado A3 pode ser emitido em formato físico, como um cartão ou "pendrive", protegidos por senha.
Como obter certificado digital para advogado?
Todos os certificados digitais são emitidos por uma Autoridade Certificadora da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira, a ICP-Brasil.
A OAB é a entidade principal responsável pelas certificações, desde a coleta dos dados até a emissão.
Assim, o primeiro passo é buscar a OAB do seu estado para realização do procedimento.
Quer ficar por dentro desta e mais informações sobre o mundo jurídico?
Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que vem acontecendo no Legis!