Oratória para advogados: Como perder o medo de falar em público
Falar em público ou transmitir confiança a um cliente pode ser desafiador, especialmente quando, na mesa do advogado, surgem incertezas sobre a tramitação de um caso.
A boa notícia é que existem estratégias valiosas para superar o medo de se posicionar, mas isso requer treinamento e persistência que levarão a grandes resultados.
Poderíamos simplificar dizendo que a prática é a melhor professora da boa comunicação, porém, na advocacia, não basta apenas ser seguro e falar bem. É necessário também ser persuasivo e convincente para conseguir destaque.
A necessidade de um advogado ter uma boa oratória é tão importante que vamos listar algumas situações que pedem um posicionamento ativo e envolvente do profissional.
Por que investir em uma boa oratória?
Quer entender em que momentos a comunicação verbal será um diferencial em seu trabalho, veja essas situações:
Em Tribunais e Audiência
O advogado seguro diante de um juiz ou de um júri popular é um grande influenciador de decisões. Afinal, a argumentação segura transmite aos jurados confiança naquilo que defende e se isso estiver combinado com fundamentos técnicos, melhor ainda.
Além disso, outro momento de grandes oportunidades é o da sustentação oral. Este momento de manifestação em tribunais ajuda no alcance de notoriedade, na ampliação de networking e é muito bem vista pelos clientes se bem realizada.
Em negociações e mediações
É bem comum que o cliente questione termos contratuais, tenha dúvidas sobre o serviço contratado.
Passado este momento, na maioria das vezes, o processo se inicia com audiências de conciliação e/ou mediação. Logo, o advogado precisa estar atento e disposto a negociar em favor do seu cliente para conseguir contemplar seus interesses.
Reuniões com o cliente
Diante de um mercado tão concorrido como o da advocacia, fazer uma boa apresentação e esclarecer detalhadamente as dúvidas da parte com atenção e empatia é fundamental.
Mas existe um momento em que a segurança torna-se um divisor de águas.
Imagine só conversar com o cliente sobre a melhor estratégia para o caso e não transmitir confiança nos seus conhecimentos? Isso pode pôr em cheque a sua credibilidade enquanto profissional.
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Para apresentações em empresas, entrevistas na mídia, eventos jurídicos, auditorias e inspeções
Todas essas situações dizem respeito à atuação fora do escritório e que são, consequentemente, momentos bons para a prospecção.
E, claro, é bem difícil demonstrar segurança em um ambiente novo, desconhecido e diante de holofotes, mas é onde aparecem grandes oportunidades.
Então, fica aqui a recomendação de não se esquivar dessas aparições, elas certamente são carregadas de grande potencial para o crescimento do seu negócio ou de sua reputação profissional.
Sei que no começo pode parecer difícil, chato ou incerto, mas quanto mais o profissional se arrisca em terras desconhecidas, mais seguro vai ficando de seu profissionalismo.
Errar ou passar por desconfortos faz parte desse processo, o que importa mesmo é não desistir, pois ninguém começa pronto, nem impecável.
Mas o que fazer para conseguir ter uma boa desenvoltura? Veja a seguir.
Passo a passo para ter uma oratória de sucesso
Recomendamos que não negligencie nenhuma etapa, pois elas foram selecionadas a dedo como as mais eficazes.
Invista numa boa preparação
Não espere ser considerado um bom orador por ter habilidade de repetir textos decorados. Isso deixa seu discurso robótico e pouco envolvente.
Nas apresentações em público, entenda que ter um bom conteúdo é apenas um dos elementos de uma boa apresentação. Buscar afinidade com o público, interação, contato visual e conseguir falar de forma clara e compreensível conta muito.
Lembre-se que o que mais existe são palestras de conteúdos rasos, mas que são tão cativantes e fazem o espectador assistir até o fim.
Considerando isso, pense que elementos usar para captar o público, treine como usá-los em voz alta, seja sozinho no carro ou ensaiando para alguém. Antecipe possíveis perguntas e prepare respostas detalhadas, proporcionando uma sensação de preparo abrangente.
Ter um bom gancho que desperte a curiosidade é essencial nas apresentações para grandes audiências. Já em negociações e encontros com o cliente, a linguagem corporal e o olho-no-olho serão seus fortes aliados.
E para seguir adiante, a melhor dica para o momento anterior à apresentação é chegar cedo ao local para se familiarizar com o ambiente, olhar o movimento no local e as pessoas que vão estar presentes. Pode parecer basteira, mas é uma tática poderosa para se sentir mais confortável e autoconfiante.
Mantenha uma boa postura e expressão corporal
Por falar em linguagem corporal, a postura é o primeiro componente para manifestar boa preparação e segurança. A postura ideal é ereta e aberta, direcionada ao interlocutor.
Dessa forma, busque não usar posturas negativas como cruzar os braços, evite olhar para telas durante a conversa ou colocar as mãos nos bolsos, escondendo o tronco.
A boa comunicação se vale de gestos naturais, sem exageros nas ênfases, contato visual e inclinação em direção ao outro quando quiser demonstrar conexão.
Lembre-se que o distanciamento começa pelo atendimento desleixado ou pouco interesse no caso do cliente, então busque sempre parecer solícito e disposto a ajudar.
Use a respiração a seu favor
A respiração é um excelente recurso para se encorajar a começar, dar pausas, mudar de um tópico para outro, mas o melhor é que ela também ajuda a acalmar.
Preste atenção a sua respiração para regular o ritmo, não adianta nada respirar fundo e sair falando tudo o que lembra até o ar acabar. Isso só vai deixar a apresentação demasiadamente rápida e poderá deixar o ouvinte ansioso.
Uma boa dica é respirar na postura do “Superman” antes da apresentação, pois ela auxilia a começar uma comunicação aberta e ajuda a destravar a autoconfiança.
O melhor dos cenários é manter a respiração contínua respeitando as pausas entre frases, assim o ritmo será conquistado.
Se ainda sente dificuldade em dosar o ritmo, tente ler textos em voz alta e gravá-los para se ouvir, este é um excelente treino para fazer só. À medida que for se escutando, procure adequar o ritmo a uma velocidade confortável para escutar.
Destaque o valor da mensagem que quer passar
Uma das maiores falhas dos apresentadores é tentar demonstrar seus atributos e explicar a mensagem mais completa, porém sem mostrar a relevância da mensagem para o público-alvo.
Estas atitudes provocam distrações ou pouca compreensão da utilidade prática da palestra. Portanto, lembre-se de “vender” a sua mensagem!
E como fazer isso?
Busque mostrar que vai entregar um conteúdo de valor. Explique porque o assunto que será abordado é essencial para quem assiste. É preciso saber a dificuldade ou problema que fez seu público se interessar e explique como a sua mensagem pode ajudá-lo.
Treine regularmente
Se você está aqui para pegar dicas para uma apresentação específica, entenda que se não continuar praticando após ela acontecer, a dificuldade com a oratória não será superada.
A atitude para melhorar é sempre treinar. Dessa forma, caso não tenha uma próxima apresentação à vista, considere treinar o seu discurso sozinho tentando sintetizar um assunto que estudou.
Considere também fazer atendimentos simples ao cliente ou, se não se sentir preparado, ao menos acompanhar um colega de trabalho que irá atender um cliente.
A atitude de assistir também ajuda a entender em que momento o cliente ficou convencido ou satisfeito e o que provocou este sentimento.
Lembre-se: Antes feito do que Perfeito
Sei que é difícil, mas não se cobre demais. Perfeição se alcança com a prática!
Aprenda a se satisfazer quando a audiência for impactada e captada pela sua mensagem. Se isso acontece, seus erros serão cada vez menos relevantes.
Afinal, não adianta nada expor um longo conteúdo de valor que estudou para a apresentação se ninguém prestou atenção. O seu objetivo é transmitir uma mensagem e que ela seja encarada com relevância. Se isso acontecer, deu certo.
Caso não tenha ficado claro se essa conexão aconteceu, peça feedbacks de colegas que estavam presentes, pergunte onde pode melhorar e ajuste a sua oratória.
Por fim, uma dica que não deve ser negligenciada é a participação em cursos de oratória. Neles é possível trabalhar inseguranças, medos e causas de ansiedade.
Com isso, você se conhece melhor e aprende a lidar com os próprios gatilhos adequadamente para se tornar um orador de sucesso.
Lembre-se que encarar seus medos é um ato de coragem e este ato faz parte de uma jornada de crescimento pessoal e profissional.
E aí, gostou do conteúdo?
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