Marketing Jurídico: como advogados podem fazer propaganda segundo OAB
Em Julho de 2021 o Conselho Federal da OAB (CFOAB) publicou um novo Provimento em seu Diário Eletrônico, abordando diretamente a publicidade para advogados.
O Provimento n.205/2021 foi uma atualização de seu precedente, o Provimento n. 94/00, e flexibiliza algumas regras para a adequação do código de conduta à realidade dos advogados e escritórios de advocacia, prevendo expressamente que é permitido o marketing jurídico, contanto que siga as limitações impostas pelo Estatuto da Advocacia, sendo a veiculação de informações objetivas e verdadeiras a principal.
Publicidade na Advocacia: o que não pode fazer?
Segundo o Provimento n.205/21 a publicidade profissional deve ter o caráter informativo, não podendo ter como foco a captação de clientela e/ou divulgação de serviços advocatícios, bem como valores, formas de pagamento e gratuidades.
O provimento também proíbe divulgação de informação que possa levar ao erro ou causar dano, utilização de expressões persuasivas, de auto engrandecimento ou de comparação com outros profissionais. E para além do âmbito virtual, o documento também exclui a distribuição de brindes, cartões de visita e panfletagem que apresente os serviços de forma indiscriminada.
Marketing de conteúdos jurídicos: o que é permitido?
O marketing de conteúdo é uma estratégia que busca a produção de materiais que enriqueçam seu público, trazendo solução para seus questionamentos e/ou divertimento.
Através dessa estratégia orgânica, o advogado conquista a confiança da audiência, que pode vir a ser futuros clientes ou, até mesmo, contatos profissionais de grande valor. Por trazer autoridade, o marketing de conteúdo tem sido a estratégia mais utilizada atualmente por grandes empresas e produtores de conteúdo.
O marketing jurídico focado em conteúdo pode ser realizado dentro de qualquer plataforma e formato, contanto que se mantenha com o intuito de ensinar, criar um vínculo, e não vender de maneira "descarada".
O que está liberado pela OAB é o marketing jurídico, ou publicidade, passiva. Porém, quando o público alvo for outros advogados está liberado a publicidade ativa, pelos termos do art. 4º, § 4º do novo provimento. Isto é, quando a divulgação se tratar de bens (como livros) e eventos para profissionais da área, as estratégias clássicas de divulgação publicitária estão liberadas.
Como funciona o Marketing Jurídico na prática
O marketing para advogados e escritórios de advocacia é um caminho para reconhecimento externo e interno. E seja no mundo digital ou não, esse é um ponto que deve ser priorizado por escritórios de advocacia e advogados buscando visibilidade.
O que é Marketing?
O "marketing" é um conjunto de estratégias de otimização de lucros através da produção e oferta de produtos e/ou serviços.
Um das áreas que mais se destaca do marketing atualmente é o marketing digital e o Inbound.
No marketing digital os esforços estarão voltados para produção de conteúdo e ofertas que se encaixem nos modelos das redes sociais (Instagram, YouTube, TikTok, Facebook, LinkedIn, Twitter) e, também, de blogs ou outras plataformas virtuais.
Já o Inbound Marketing visa atração, conversão e retenção de clientes através de produção de conteúdos relevantes. As duas estratégias quando aliadas, são poderosas, mas nem sempre pode ser o que seu escritório de advocacia está buscando. Por isso, estudar estratégias de outras empresas e entender o que é necessário para a sua é o primeiro passo.
Departamento de Marketing ou Agência?
Depois de fazer uma análise sobre os objetivos e necessidades para o marketing jurídico do seu escritório, vem o momento de decisão: montar um departamento interno de marketing ou contratar uma agência especializada?
Para produção e manutenção dos conteúdos da sua empresa nas redes serão necessários, pelo menos, 3 profissionais: um designer, responsável pela produção gráfica; um social media, responsável pela gestão dos conteúdos nas redes e alguém apto para treinar e acompanhar esses profissionais, um gestor.
Os profissionais responsáveis deverão, claro, ter conhecimento das normas da OAB para produção de conteúdos nas redes, como falamos no começo dessa postagem.
Por isso, muitas vezes a terceirização permite um encurtamento do tempo de produção dos materiais, já que os profissionais da agência contratada já estarão treinados e aptos para desenvolvimento do seu projeto.
Ainda assim, um departamento interno e Marketing Jurídico pode ter custos mais baixos e permitir mais controle e liberdade ao longo do percurso. Tudo vai depender das necessidades da empresa.
Como estudar sobre Marketing Jurídico?
Para ir mais fundo no mundo do Marketing e entender melhor tudo que sua empresa precisa para dar o primeiro passo, trouxemos algumas plataformas online que disponibilizam conteúdos gratuitos e pagos sobre o mundo do marketing. Pode conferir:
- Rock Content: um das maiores plataformas e agências de marketing do Brasil. No blog da Rock Content você verá tudo e mais um pouco sobre as áreas do Marketing Jurídico.
- Neil Patel: outro grande nome do Marketing Digital, Neil Patel produz conteúdos informativos sobre a área, além de possuir ferramentas de gestão excelentes.