Juizados Especiais para julgar crimes digitais? O que a CCDD do Senado está discutindo

Imagem da Comissão tirada por Pedro França/Agência Senado
Imagem da Comissão tirada por Pedro França/Agência Senado

O senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL) apresentou o requerimento REQ 9/2023 - CCDD para criar, dentro da Comissão de Comunicação e Direito Digital (CCDD), a subcomissão temporária que irá discutir a criação dos juizados.

O objetivo é que os crimes sejam analisados sob um ótica especializada, vez que exige um conhecimento específico que os aplicadores de Direito não especializados teriam dificuldade de resolver. Nas palavras do senador:

Que os crimes cibernéticos, virtuais, sejam tratados no Judiciário em juizados especializados, porque isso, primeiro, dá uma agilidade muito grande, segundo, a linguagem da tecnologia, ela é diferente da linguagem da justiça comum. Sem dúvida nenhuma se busca especialistas pela estrada naquele tema e falar sobre crimes cibernéticos é algo em constante alteração.

A composição da subcomissão temporária será de sete membros titulares e igual número de suplentes. O propósito é que, no prazo de 180 dias, seja viabilizada a proposta legislativa para criar tais juizados especiais de crimes cibernéticos.

Os juizados especiais podem promover muitas mudanças positivas nesses casos, vez que poderão promover a conciliação, a transação penal e acordos de não persecução penal com mais conhecimento de causa.

Além disso, terão a importante função de realizar o julgamento e a execução das infrações penais de menor potencial ofensivo cometidas com o emprego da tecnologia da informação.

Parece que o Direito Digital está se expandindo cada vez mais rápido e ganhando grande importância na estrutura jurídica brasileira, não é mesmo?


Gostou do conteúdo? Aproveite para acessar as nossas redes no Instagram e Linkedin


Para ler mais tópicos e entender o impacto da tecnologia no mundo jurídico, acesse os demais artigos do blog. Não deixe de checar os Eventos de 2024 para se atualizar e, caso tenha interesse em alguma automaçãovisite nossa homepage.