6 Estratégias para fidelizar e reter clientes em seu escritório de advocacia

Reter clientes no escritório de advocacia é, de fato, um desafio. Afinal, muitos cliente buscam o escritório para resolver demandas urgentes, problemas que não conseguiriam dar conta de outra forma. Aqui vai uma lista de serviços jurídicos personalizados que podem ser o diferencial de um escritório.

O incentivo para o cliente buscar um escritório para consultoria continuada envolve uma mudança cultural. Contudo, se a prática for bem prestada, as chances de retê-los são imensas.

Atendimento Descontraído em Escritório

Para te ajudar, aqui vão algumas dicas de serviços jurídicos que podem ajudar o seu escritório a decolar de vez.

Personalize seus serviços

Além de fornecer serviços jurídicos tradicionais, a consultoria estratégica pode ser um ponto-chave. Isso vai ajudar o cliente a tomar decisões informadas e a planejar suas atividades comerciais ou jurídicas.

Mas, lembre-se, para oferecer serviço de qualidade é preciso compreender as dores e necessidades específicas de cada cliente.

Para tanto, entregar uma orientação personalizada objetivando atender melhor o cliente é uma excelente tática.

E que tipo de serviço oferecer?

Algumas das sugestões mais eficientes são essas:

1. Análise de riscos e conformidades

Dependendo do negócio, muitas empresas estão sujeitas a regulamentações complexas. Para elas, o risco legal é grande, assim um serviço de análise de riscos e conformidades pode ser muito útil.

Isso pode ser vantajoso para inúmeros setores, principalmente, na área industrial, pois os riscos legais serão mitigados e as auditorias, menos assustadoras.

Uma das dicas para tornar o serviço completo é incluir revisão de contratos, análise de políticas internas, auditorias de conformidade, entre outros.

2. Planejamento sucessório e patrimonial

Diante de uma realidade em que a holding familiar vem ganhando destaque e as despesas tributárias são grandes, oferecer serviços personalizados para o melhor planejamento sucessório/patrimonial é uma excelente tática.

Visto que a proteção do patrimônio não depende apenas de um ato, mas de um conjunto de ações que perduram ao longo do tempo, o planejamento fica atraente.

Os serviços podem abranger a criação de testamentos, acordos de confiança, estratégias de proteção de ativos, entre outros.

3. Mediação e resolução alternativa de disputas

Esta é uma das grandes mudanças que ganharam relevância nos últimos anos, mas que ainda tem muito espaço de crescimento.

Em vez de recorrer a litígios longos e morosos, propor resoluções alternativas pode trazer confiabilidade ao seu escritório e encantar clientes pela descomplicação e honestidade do profissional ao oferecer uma possibilidade curta.

Oferecer workshops, palestras ou programas de treinamento sob medida sobre temas legais relevantes, como proteção de dados, compliance, contratos comerciais pode ser interessante para muitas empresas.

Treinar os funcionários para a atenção jurídica também pode ser do interesse de muitas organizações para minimizar os riscos de atuações profissionais em desconformidade com a Lei.

5. Acompanhamento de questões regulatórias

Esteja atento aos modelos de negócio altamente regulamentados para oferecer serviços específicos a eles.

O advogado pode disponibilizar o acompanhamento com comunicação e enquadramento no modelo de negócio do cliente. Isto é, prestar consultoria sobre qualquer alteração, prazo ou mudanças relativas ao órgãos de inspeção que atinjam diretamente o negócio.

Além de tudo, o causídico pode fornecer orientação sobre os requisitos legais, ajudar na preparação de documentos regulatórios e oferecer de bônus a representação dos interesses do cliente em interações com autoridades reguladoras.

6. Acompanhamento e suporte contínuo

Por último, mas não menos importante, são os serviços de acompanhamento e suporte contínuo aos seus clientes.

Isso pode incluir a revisão periódica de contratos, consultoria jurídica sob demanda, atualizações sobre mudanças nas leis relevantes, fornecimento de recursos jurídicos exclusivos, entre outros.

Alguns negócios precisam de um acompanhamento jurídico constante, tanto pela diversidade de serviços, reclamações que respondem, publicidade que exploram etc. Assim, entender as dores do cliente e oferecer um serviço em sintonia com a atividade empresarial que ele presta pode ser um diferencial.

Não subestime uma boa abordagem

Por último, vai aqui o conselho que o serviço jurídico é técnico e cheio de protocolos, mas a abordagem precisa ser atrativa.

Logo, relacionar a saúde do negócio do cliente com os serviços de acompanhamento prestados pelo escritório pode fazê-lo enxergar a essencialidade do pacote ofertado.

Além disso, entregar uma boa experiência com um cafezinho e biscoitos torna aquele ambiente muito mais amigável, não acha?

Referências

Jusbrasil. A importância do serviço jurídico e contínuo para empresas.

Projuris. O que é, como funciona e qual é a sua importância

Turivius. Vantagens da mediação para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos