5 passos para melhorar os resultados de um escritório de advocacia com a gestão de pessoas

Gerir pessoas é sempre um desafio, principalmente quando falamos de grandes organizações.

No escritório de advocacia não é diferente, mas saiba que é possível criar certos atalhos para conseguir fazer um bom trabalho.

Afinal, a boa gestão traz motivação e dinamismo, tendo o poder de transformar uma equipe em um time integrado.

Listamos aqui 5 passos essenciais para transformar de vez o seu departamento jurídico.

1º passo - Definir a cultura do escritório

Parece bobagem, mas sem uma cultura organizacional bem definida, em cada contratação será recorrente ver novos colaboradores confusos e inseguros sobre como agir no ambiente de trabalho. Isso pode impactar negativamente a sua proatividade, tomada de decisões, na compreensão de seus limites de atuação etc.

Infelizmente, muitas empresas que não conseguem definir bem sua cultura enfrentam problemas na seleção de profissionais adequados e conservação de membros de uma equipe.

Lembre-se bem, a sua equipe é quem move o escritório e se ela estiver insegura, desmotivada e confusa, as consequências poderão respingar na produtividade e no bem-estar da organização.

Mas o que é cultura organizacional?


É a cultura resultante de como os indivíduos interagem entre si em um ambiente organizacional e como esse ambiente e as interações evoluem e se consolidam mediante objetivos, sentimentos, percepções, comportamentos e outras questões compartilhadas.

Portanto, é preciso que uma empresa, principalmente em crescimento, defina qual é seu propósito, começando pela missão, visão e valores que pretende. Tais definições conseguem ser melhor extraídas quando percebidos os hábitos, crenças e após estabelecidos ideais de relacionamento com o cliente, mas também entre seus membros.

É imprescindível que cada integrante tenha acesso fácil a esses direcionamentos. A sua leitura de forma consultiva pode guiar o profissional em suas decisões conforme os objetivos de curto, médio e longo prazo do escritório.

2º passo - Desenvolva um plano de cargos e salários

Quando há perspectiva de desenvolvimento profissional à vista e um planejamento de crescimento de carreira bem objetivo, é mais fácil manter os funcionários motivados e satisfeitos.

O plano de cargos e carreiras apresenta-se na forma de um documento que define as diferentes funções em uma organização, bem como as habilidades e experiências necessárias para cada cargo. Descreve, inclusive, as oportunidades de crescimento profissional disponíveis aos funcionários.

Em geral, para os colaboradores, um plano de cargos e carreiras pode ajudá-los a:

  • Definir suas metas e objetivos profissionais
  • Desenvolver um plano para atingir suas metas
  • Obter as habilidades e experiências de que necessitam para progredir em suas carreiras
  • Sentir-se mais reconhecidos e recompensados por seu trabalho

Outra vantagem interessante para conseguir chamar a atenção de bons profissionais é oferecer um pacote de benefícios competitivo, com bom plano de saúde, aposentadoria e facilidades.

3º passo - Faça um plano de seleção rigoroso

Pensar em um método para selecionar melhor os integrantes, analisando suas Hard Skills (capacidades técnicas) e suas Soft Skills (habilidades comportamentais) conseguirá trazer mais eficiência e harmonia para a equipe.

Ou seja, é imprescindível que o profissional seja capacitado para executar as atividades, mas também consiga agregar com sua inteligência emocional, visto que os objetivos são alcançados em conjunto.

4º passo - Invista no desenvolvimento dos funcionários

Oferecer treinamentos, cursos e especializações aos funcionários para qualificá-los e adaptá-los às mudança de comportamento do mercado é muito importante.

Lembre-se de que estamos numa realidade dinâmica e competitiva, portanto levar inovações para a rotina de trabalho é imprescindível para garantir o sucesso da sua empresa a longo prazo.

5º passo - Crie um ambiente de trabalho saudável

Influenciar uma competitividade negativa ou não investir no conforto do funcionário provoca muita insatisfação.

Logo, é essencial que o colaborador se sinta seguro e relevante para poder agregar melhor à organização com suas competências.

Um ambiente que gere insegurança e desconforto, seja por falta de confiança nos colaboradores ou por problemas estruturais, pode tornar o convívio desastroso e afetar a saúde mental da equipe.

Lembre-se que produtividade é o resultado de um conjunto de fatores que impulsionam os seres humanos.

A harmonia no ambiente de trabalho é o que torna tudo duradouro

Além da finalidade lucrativa, um dos maiores objetivos das organizações é se manter ao longo do tempo. Para conquistar tal resultado é necessário paciência e muita colaboração.

Vale lembrar que a construção não é fácil, mas para conseguir resultados é necessário dar um primeiro passo. Assim, tentar melhorar a gestão de pessoas pode ser a solução.

Se esse conteúdo foi útil, siga o Instagram e o Linkedin do Legis para ficar por dentro de mais dicas que podem ajudar na gestão do seu escritório.