Como captar e fidelizar clientes da advocacia em 2024

Na imagem: Advogada gesticula em frente à câmera de seu notebook
A presença online como ferramenta para o encantamento de clientes

Ter uma carteira cheia de clientes é um grande desafio para o advogado, mas com ajuda das tecnologias da comunicação é possível captar e fidelizar clientes utilizando a inovação a seu favor no ano de 2024.

É notório que muitas mudanças ainda estão para acontecer, inclusive, um novo provimento sobre publicidade e propaganda foi lançado em 2021 pela OAB, com novas normas sobre Marketing Online. 

Diante disso, analisamos as atividades técnicas e interpessoais exigidas na profissão para indicar alguns processos-chave que podem resultar numa boa captação de clientes de advocacia. Veja a seguir: 

Observações Estratégicas: 

Existem algumas habilidades que são valiosas para o advogado ter ou desenvolver em sua jornada profissional, dentre elas estão:

  • A capacidade de adaptação às mudanças legislativas cada vez mais rápidas
  • Empatia e Inteligência Emocional, tanto na atuação com o cliente quanto na interação com agentes públicos e colegas profissionais.
  • Multidisciplinaridade, ou seja, capacidade de integrar vários conhecimentos e disciplinas para oferecer as soluções mais eficientes aos clientes.
  • Foco em soluções alternativas de conflitos, a exemplo de mediação e da arbitragem, reconhecendo a eficiência dessas abordagens. 
  • Habilidades para a gestão de projetos de forma eficiente, incluindo o uso de tecnologias de colaboração e organização.
  • A mentalidade empreendedora, mesmo atuando dentro de organização, afinal criar conexões, ser flexível, versátil e proativo são características importantíssimas em sua atuação. 
  • Ter habilidades digitais e entendimento de segurança cibernética, garantindo a proteção adequada das informações confidenciais dos clientes e utilizando ferramentas eficientes de informação processual. 
  • Possuir boa comunicação digital com os clientes e colaboração remota para facilitar a interação profissional online.

Na seara da comunicação, grande parte da notoriedade almejada pode ser conquistada com um bom desenvolvimento de Marketing Pessoal e Marketing de Relacionamento. Veja a seguir. 

Invista na sua marca pessoal: 

O marketing pessoal diz respeito às estratégias e ações que uma pessoa empreende para promover e posicionar a si mesma como uma marca. 

É a arte de gerenciar a própria imagem e reputação para alcançar objetivos profissionais, sociais e pessoais. 

Assim como as empresas utilizam o marketing para construir uma marca e atrair clientes, as pessoas podem aplicar os princípios do marketing para se destacar em suas carreiras e vidas pessoais.

Alguns passos importantes para a construção dessa marca pessoal são: 

  • Identificar e comunicar claramente suas habilidades e o valor que você pode gerar ao seu público-alvo, explorando características que o diferenciam dos outros. 
  • Intensificar sua presença online, mantendo perfis profissionais atualizados, onde é possível destacar a sua experiência, educação e realizações. 
  • Construir e cultivar uma rede de contatos profissionais para criar oportunidades de colaboração e crescimento profissional. 
  • Desenvolver habilidades para ter uma comunicação certeira, persuasiva e profissional. Este desenvolvimento deve ser contínuo para minimizar as fraquezas percebidas ao longo do tempo. 
  • Cuidar de sua aparência e adaptar seu comportamento, pois a forma como você se apresenta influencia a percepção que os outros têm de você. 
  • Buscar feedbacks construtivos, lidar com críticas e usar informações para aprimorar continuamente sua abordagem e desempenho

O objetivo é tornar este processo de autoconhecimento o mais natural possível.

Dessa forma, é muito válido buscar o autoconhecimento, conseguir adaptar a sua linguagem aos veículos de comunicação online ou offline que se busca utilizar e conseguir entender as necessidades do seu público-alvo para atingi-las 

Desenvolva seus relacionamentos profissionais:

Na advocacia, as relações construídas são essenciais para a construção de conexões sólidas com os clientes. Afinal, o estabelecimento da confiança promove a fidelidade. 

Selecionamos as estratégias mais recomendadas por especialistas e que demonstram ter alto índice de eficácia para a construção do Marketing de Relacionamento na advocacia. 

É fundamental que o advogado:

  • Compreenda as necessidades dos possíveis clientes e busque atendê-los individualmente para entender suas necessidades específicas e preocupações.
  • Tenha uma comunicação clara e transparente ao longo de todo o acompanhamento. É muito válido procurar o momento certo para comunicar algo delicado, mas busque explicar detalhes jurídicos de forma compreensível e esteja sempre disponível para responder às perguntas.
  • Forneça atendimento personalizado, pelo nome, considerando os pontos que o cliente não abre mão e busque o feedback contínuo dos serviços prestados. Isso demonstra que você valoriza a opinião do cliente e está comprometido com sua própria melhoria. 
  • Utilize a tecnologia de forma eficiente: implemente sistemas de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) para rastrear interações, compromissos e informações importantes sobre eles.
  • Lembre-se de datas importantes para seus clientes como aniversários, dias de audiências e eventos relevantes que podem ser do interesse do contratante e se comunique com eles.
  • Celebre as conquistas juntos, mostrando a importância que deu ao caso e ao desfecho positivo da demanda do cliente e forneça acompanhamento pós-serviço quando cabível. Isso demonstra preocupação contínua com o bem-estar da pessoa. 

Como alcançar os clientes ONLINE?

Existem algumas estratégias de posicionamento ONLINE para alcançar mais clientes. Dentre eles:

  • O marketing de conteúdo jurídico em site próprio (blog) ou em páginas jurídicas relevantes como o Jusbrasil, Migalhas, Conjur etc.
  • Invista em SEO local (otimização de buscas no google por região)
  • Invista em Anúncios Segmentados (publicidade online como o Google Ads, Facebook Ads)
  • Produza Webinars e vídeos online, seja através de sua página do instagram, no youtube ou fazendo live ao vivo com páginas jurídicas reconhecidas.
  • Alimente seu Linkedin com conteúdos relevantes sobre o dia-a-dia do seu trabalho, artigos de opiniões e atualizações sobre sua trajetória profissional

Mesmo com todas essas práticas em dia, recomendamos fortemente a participação em eventos jurídicos para manter o seu networking em dia. Quer saber algumas datas e congressos importantes, acesse aqui o conteúdo.

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