Como captar e fidelizar clientes da advocacia em 2024
Ter uma carteira cheia de clientes é um grande desafio para o advogado, mas com ajuda das tecnologias da comunicação é possível captar e fidelizar clientes utilizando a inovação a seu favor no ano de 2024.
É notório que muitas mudanças ainda estão para acontecer, inclusive, um novo provimento sobre publicidade e propaganda foi lançado em 2021 pela OAB, com novas normas sobre Marketing Online.
Diante disso, analisamos as atividades técnicas e interpessoais exigidas na profissão para indicar alguns processos-chave que podem resultar numa boa captação de clientes de advocacia. Veja a seguir:
Observações Estratégicas:
Existem algumas habilidades que são valiosas para o advogado ter ou desenvolver em sua jornada profissional, dentre elas estão:
- A capacidade de adaptação às mudanças legislativas cada vez mais rápidas
- Empatia e Inteligência Emocional, tanto na atuação com o cliente quanto na interação com agentes públicos e colegas profissionais.
- Multidisciplinaridade, ou seja, capacidade de integrar vários conhecimentos e disciplinas para oferecer as soluções mais eficientes aos clientes.
- Foco em soluções alternativas de conflitos, a exemplo de mediação e da arbitragem, reconhecendo a eficiência dessas abordagens.
- Habilidades para a gestão de projetos de forma eficiente, incluindo o uso de tecnologias de colaboração e organização.
- A mentalidade empreendedora, mesmo atuando dentro de organização, afinal criar conexões, ser flexível, versátil e proativo são características importantíssimas em sua atuação.
- Ter habilidades digitais e entendimento de segurança cibernética, garantindo a proteção adequada das informações confidenciais dos clientes e utilizando ferramentas eficientes de informação processual.
- Possuir boa comunicação digital com os clientes e colaboração remota para facilitar a interação profissional online.
Na seara da comunicação, grande parte da notoriedade almejada pode ser conquistada com um bom desenvolvimento de Marketing Pessoal e Marketing de Relacionamento. Veja a seguir.
Invista na sua marca pessoal:
O marketing pessoal diz respeito às estratégias e ações que uma pessoa empreende para promover e posicionar a si mesma como uma marca.
É a arte de gerenciar a própria imagem e reputação para alcançar objetivos profissionais, sociais e pessoais.
Assim como as empresas utilizam o marketing para construir uma marca e atrair clientes, as pessoas podem aplicar os princípios do marketing para se destacar em suas carreiras e vidas pessoais.
Alguns passos importantes para a construção dessa marca pessoal são:
- Identificar e comunicar claramente suas habilidades e o valor que você pode gerar ao seu público-alvo, explorando características que o diferenciam dos outros.
- Intensificar sua presença online, mantendo perfis profissionais atualizados, onde é possível destacar a sua experiência, educação e realizações.
- Construir e cultivar uma rede de contatos profissionais para criar oportunidades de colaboração e crescimento profissional.
- Desenvolver habilidades para ter uma comunicação certeira, persuasiva e profissional. Este desenvolvimento deve ser contínuo para minimizar as fraquezas percebidas ao longo do tempo.
- Cuidar de sua aparência e adaptar seu comportamento, pois a forma como você se apresenta influencia a percepção que os outros têm de você.
- Buscar feedbacks construtivos, lidar com críticas e usar informações para aprimorar continuamente sua abordagem e desempenho
O objetivo é tornar este processo de autoconhecimento o mais natural possível.
Dessa forma, é muito válido buscar o autoconhecimento, conseguir adaptar a sua linguagem aos veículos de comunicação online ou offline que se busca utilizar e conseguir entender as necessidades do seu público-alvo para atingi-las
Desenvolva seus relacionamentos profissionais:
Na advocacia, as relações construídas são essenciais para a construção de conexões sólidas com os clientes. Afinal, o estabelecimento da confiança promove a fidelidade.
Selecionamos as estratégias mais recomendadas por especialistas e que demonstram ter alto índice de eficácia para a construção do Marketing de Relacionamento na advocacia.
É fundamental que o advogado:
- Compreenda as necessidades dos possíveis clientes e busque atendê-los individualmente para entender suas necessidades específicas e preocupações.
- Tenha uma comunicação clara e transparente ao longo de todo o acompanhamento. É muito válido procurar o momento certo para comunicar algo delicado, mas busque explicar detalhes jurídicos de forma compreensível e esteja sempre disponível para responder às perguntas.
- Forneça atendimento personalizado, pelo nome, considerando os pontos que o cliente não abre mão e busque o feedback contínuo dos serviços prestados. Isso demonstra que você valoriza a opinião do cliente e está comprometido com sua própria melhoria.
- Utilize a tecnologia de forma eficiente: implemente sistemas de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) para rastrear interações, compromissos e informações importantes sobre eles.
- Lembre-se de datas importantes para seus clientes como aniversários, dias de audiências e eventos relevantes que podem ser do interesse do contratante e se comunique com eles.
- Celebre as conquistas juntos, mostrando a importância que deu ao caso e ao desfecho positivo da demanda do cliente e forneça acompanhamento pós-serviço quando cabível. Isso demonstra preocupação contínua com o bem-estar da pessoa.
Como alcançar os clientes ONLINE?
Existem algumas estratégias de posicionamento ONLINE para alcançar mais clientes. Dentre eles:
- O marketing de conteúdo jurídico em site próprio (blog) ou em páginas jurídicas relevantes como o Jusbrasil, Migalhas, Conjur etc.
- Invista em SEO local (otimização de buscas no google por região)
- Invista em Anúncios Segmentados (publicidade online como o Google Ads, Facebook Ads)
- Produza Webinars e vídeos online, seja através de sua página do instagram, no youtube ou fazendo live ao vivo com páginas jurídicas reconhecidas.
- Alimente seu Linkedin com conteúdos relevantes sobre o dia-a-dia do seu trabalho, artigos de opiniões e atualizações sobre sua trajetória profissional
Mesmo com todas essas práticas em dia, recomendamos fortemente a participação em eventos jurídicos para manter o seu networking em dia. Quer saber algumas datas e congressos importantes, acesse aqui o conteúdo.
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