Visual Law: o que é e como aplicar no Direito


Inserido no conceito de Legal Design, está o Visual Law, mas não se assuste com os termos em inglês.

O Visual Law é, simplesmente, uma estratégia de explicação visual, que, ao invés de ser feita em um texto corrido e longo, recorre a elementos gráficos que facilitam o entendimento sobre determinado tema.

Para o caso de uma petição judicial, tal recurso pode ser inserido ao final do documento, em um anexo de “Resumo”.

Já no contexto de outros documentos entre partes, pode ser explorado de forma mais abrangente. Vamos a um exemplo visual:


É sempre importante que os clientes ou as partes entendam bem os documentos para fazer acordos e tomar decisões relevantes. Logo, nada mais justo que facilitar a sua compreensão nessas horas. Certamente, em muitos casos, o advogado pode ser poupado de dar explicações que não ficaram claras.

Afinal, não é difícil reconhecer que a formalidade aplicada a um contrato tradicional de texto corrido pode atrapalhar ou confundir os leitores.

Além de que a carga mental de assinar o documento em si, em uma tomada de decisão importante, já pode afetar (e muito) o entendimento.

Se você gostou da ideia e está interessado em testar essa estratégia, listamos abaixo uma lista de funcionalidades gratuitas e simples para ajudar o aplicador do Direito a colocar em prática o Visual Law.


Recursos que podem te ajudar a aplicar o Visual Law em documentos

No Word : explore a função “Inserir” > Ilustrações

Este talvez seja o recurso mais básico, mas para juristas experts no uso do Word, pode ser o mais fácil e intuitivo.

A inserção de formas, Smart Arts e gráficos são facilmente colocadas no mesmo documento da elaboração da peça, o que facilita muito a aplicação.

Grupo 'Ilustrações' do Word

Utilizando o Canva para criar infográficos e mapas conceituais

O Canva é uma ferramenta intuitiva que ganhou muita popularidade nos últimos anos, tanto pelos seus designs prontos e adaptáveis, quanto pela sua usabilidade. Pode ser utilizado diretamente no servidor de internet ou em aplicativo no smartphone. O programa possui versão em português perfeita.

Vale destacar que é possível salvar uma criação no Canva em diversos modelos e formatos, como JPG, PNG etc, que podem ser colados no corpo de um documento.

Há também a possibilidade de salvar em pdf uma página inteira para ser acrescentada no documento jurídico.

Recorrendo ao Padlet para desenvolver esquemas inteligentes

O Padlet é também uma opção prática com plano gratuito, dando diversas possibilidades de criação de infográficos, slides, listas e muito mais. É indicado como uma alternativa para o Canva, também com versão em português.

Além do mais, é de grande utilidade para a elaboração de aulas, com recursos pensados para isso.

Possibilidades dentro do Padlet

Vinculando uma arte feita no PowerPoint a um documento do Word

É difícil falar de criações e não lembrar do Powerpoint. Suas últimas versões deram o que falar por conta de funcionalidades úteis acrescentadas, como a opção “Ditar” e o “Cameo” por exemplo.

Para quem trabalha com o Word é uma boa alternativa, vez que dá para vincular ou inserir slides do Power Point dentro do Word.

O passo-a-passo fornecido para fazer a vinculação fornecido pelo suporte Microsoft é esclarecedor:

Na guia Inserir, no grupo Texto, clique na seta ao lado de Objeto e, em seguida, selecione Objeto. Clique na guia Criar do arquivo e navegue até o local da sua apresentação. Selecione Vincular ao arquivo ou Exibir como ícone e, em seguida, clique em OK.

Possibilidades Prontas e Pagas

É possível encontrar alguns sites que já entregam soluções prontas para utilizar em peças profissionais específicas do Direito como a Direito Fácil e A Ilustra por valores módicos.

Cursos de Visual Law

Há também a possibilidade de fazer cursos na temática, como na ESPM, Udemy e até pela OAB para realmente aplicar o Visual Law mais compatível com a necessidade dos seus projetos e saber a melhor forma de encaixar essa estratégia.

Seu Escritório Diferenciado

Vale ressaltar que, independente da ferramenta escolhida para tornar o Visual Law recorrente em suas atividades, buscar implementá-lo já é um grande passo e, principalmente, um diferencial em seu escritório.

Lembre-se que quando aplicados adequadamente, os esquemas visuais têm o grande potencial de encantar e fidelizar clientes, passando credibilidade e promovendo a confiança do cliente em seu trabalho.

Referências:

Turivius. Legal Design e Visual Law: Qual a diferença?

Migalhas. Qual a relação entre agilidade, legal desing e visual law?

Thomson Reuters. Visual Law, o que é como usar?

Bits Academy. Legal Design, o que é e como usar?