Símbolos da Advocacia: conheça os 5 mais famosos, seus significados e origem
Enquanto uma das profissões mais tradicionais ao redor do mundo, a advocacia possui símbolos diversos que caracterizam os valores dos juristas dentro e fora do Brasil.
A advocacia é uma profissão que envolve técnica e conhecimentos gerais e específicos. Advogados tem como papel principal dentro da sociedade a defesa de pessoas jurídicas e físicas, utilizando das leis dispostas para formular o texto de defesa.
A antiga Grécia é considerada o berço do direito e, dessa forma, da advocacia. Demóstenes e Péricles são dois nomes que se destacam na história grega por seu poder persuasivo e retórica.
Nesta postagem separamos os 5 símbolos mais importantes para advogados no Brasil e no mundo. Confira:
Os 5 símbolos da advocacia
Balança
Um dos símbolos da advocacia mais conhecidos, a balança da justiça está sempre equilibrada em sua representação. Esse equilíbrio reforça a necessidade do comportamento correto e do equilíbrio que um jurista deve ter em sua prática.
Existem algumas histórias por trás da balança da justiça, mas a principal conta que no antigo Egito o deus Osíris pesava o coração dos mortos em uma balança no intuito de decidir seus destinos. O ritual acontecia na presença de Maat, deusa da justiça na antiga civilização egípcia. Dentro da mitologia grega também existe a presença de uma balança, esta utilizada por Zeus para definir o destino da humanidade.
Martelo
O martelo vai além de um símbolo, pois o instrumento é utilizado até hoje pelo juiz durante o julgamento.
Dentro da advocacia, o martelo significa o sinal de alerta, respeito e a ordem. O martelo é também um marcador de poder, permitindo ao juiz o controle de toda a audiência.
Venda ou cegueira
Dizer que a justiça é cega é um sinônimo para sua imparcialidade. O ideal de justiça que existe em nossa sociedade ocidental garante imparcialidade dos juristas para que todos os envolvidos tenham a oportunidade de um julgamento digno.
Essa simbologia é muito atribuída à Grécia Antiga, onde adivinhos e poetas eram retratados enquanto cegos pela crença de que a cegueira permitia que o individuo enxergasse os segredos humanos que apenas os deuses podiam ver. Assim, tanto a deusa da Fortuna quando a da Justiça apareciam vendadas em suas representações.
Espada
A espada da justiça é um símbolo da advocacia que significa poder. A arma contra todas as injustiças.
Algumas representações da espada incluem ela na balança e é possível ver as deusas da justiça carregando a espada ao seu lado.
Themis ou Têmis
Themis ou Têmis é uma deusa da mitologia grega que personifica a Justiça em seus atributos. Filha de Urano e Gaia, deuses elementais, Têmis carrega uma espada e uma balança, muitas vezes também aparece vendada.
A deusa de olhos abertos representa a necessidade de manter seus olhos bem abertos para que a justiça se mantenha justa e ponderada, sem deixar nada passar.
De qualquer forma, a deusa Têmis é uma das mais famosas representações da justiça e é possível encontrar estátuas da deusa em escritórios jurídicos pelo Brasil.
Quer ficar por dentro desta e mais informações sobre o mundo jurídico?
Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que vem acontecendo no Legis!