Peticionamento eletrônico: passo a passo de como funciona

Peticionamento eletrônico: passo a passo de como funciona
Photo by Andrew Neel / Unsplash

O peticionamento eletrônico ou digital é mais uma das medidas desenvolvidas pelo sistema de justiça brasileiro para facilitar e agilizar processos.

O que é a petição eletrônica?

A petição é uma parte do processo onde é expresso um pedido ao juiz. A petição pode ser dividida em diversos tipos, como inicial, trabalhista, contestação ou intermediária.

Qualquer advogado pode realizar o peticionamento eletrônico, contanto que tome algumas providências fundamentais: obter sua certificação digital e acessar sua plataforma para peticionamento e credenciamento nos sistemas de justiça.

Como obter o certificado digital para peticionar

Para peticionar eletronicamente o advogado precisará se dirigir a uma Autoridade Certificadora (AC) que integre a Infraestrutura de Chaves Pública Brasileira (ICP-Brasil), como o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).

Peticionamento eletrônico

Ao ter em mãos seu certificado digital, você terá sua assinatura que permitirá acesso ao sistema de justiça virtual.

A partir daqui você poderá peticionar diretamente no site do tribunal ou através de uma plataforma online como o Legis, que permite peticionamento em lote dentro de uma interface otimizada e intuitiva - em todos os tribunais do Brasil.

Por que utilizar o Legis?

Apesar do processo de peticionamento online ser muito vantajoso para advogados, ainda existem alguns problemas nos sistemas dos tribunais, como, por exemplo:

  • Certificar-se que os documentos que vão ser anexados na plataforma do tribunal esteja em PDF com no máximo 5mgbs;
  • Os tribunais costumam ficar fora do ar - e pode ser necessário repetir o peticionamento mais de uma vez;

O Legis agiliza o processo para você anexando os arquivos em lote e colocando sua solicitação em uma "fila de espera" caso o sistema do tribunal fique fora do ar. Assim, o tempo levado para realizar uma petição é reduzido para apenas alguns segundos.


Quer ficar por dentro desta e mais informações sobre o mundo jurídico?

Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que vem acontecendo no Legis!

Continue informado através de nosso Instagram e LinkedIn.