Use dados para melhorar seu relacionamento com o cliente

Na imagem: duas pessoas conversam dentro de um escritórios
Na imagem: duas pessoas conversam dentro de um escritórios

O relacionamento com o cliente é, muitas vezes, subestimado diante de tantas atividades do dia-a-dia do empreendedor, mas é uma ferramenta poderosa de tomar decisões.

Em muitos casos, é compreensível querer gastar pouco com inovações quando não sabemos se vão funcionar dentro do fluxo de trabalho de uma empresa.

Contudo, fique atento, pois cada vez mais o cliente está mais digital e o escritório pode funcionar bem remotamente desde que o gerenciamento e as práticas de Marketing estejam alinhadas aos objetivos do negócio.

Mãos de homem seguram um tablet que mostra gráficos provenientes de dados coletados

Faça escolhas inteligentes

A redistribuição de recursos para poder aportar em soluções digitais é essencial.

Logo, se tiver oportunidade de investir menos em espaço físico para investir mais em serviços virtuais, o esforço pode valer bons frutos. Afinal, na era dos dados e da internet das coisas, o seu escritório de advocacia não precisa ser completamente físico. 

Lembre-se que grande parte dos seus colaboradores podem trabalhar em Home Office ou revezar o dia de presença em um regime de trabalho híbrido. 

O controle de jornada e de tarefas executadas podem ser gerenciados via aplicativos e programas de trabalho. Inclusive o próprio Legis ganhou um gerenciador de atividade em suas últimas atualizações.

Mas de que forma é possível se diferenciar em relacionamento com o cliente sem gastar tanto tempo ou dinheiro? 

Usando dados, veja a seguir. 

Rastreie seus clientes e leads em diferentes meios de comunicação

Apesar de quase tudo o que precisamos na vida já ser resolvido por meio da internet, outros meios de comunicação independentes ainda são a preferência de muitos, como, por exemplo, o telefone. 

Em uma pesquisa realizada pela Ipsos encomendada pela G4, o telefone foi o meio de comunicação favorito dos brasileiros para resolver problemas com empresas.

Diante disso, um negócio como o escritório de advocacia, em que muitos clientes precisam manter contato por telefone, pode saber como eles descobriram sua empresa.

Caso tenha sido por Marketing de Conteúdo Jurídico, rede social, anúncio de tráfego pago ou até mídia offline, o Call Tracking consegue mapear. 

Como funciona o Call Tracking?

Considerando que dados são o tesouro do século XXI para quem vende, O Call Tracking é a forma de mapear de onde esses dados vieram. 

O Call Tracking funciona como um gerenciador de ligações telefônicas, que rastreia as chamadas. Com isso, o sistema faz uma mensuração do volume e por meio de que canal as pessoas começaram a ligar. 

Lembre-se que analisar os dados telefônicos é analisar o comportamento do público. Assim, vale muito a pena considerá-lo como um canal de mensuração para estratégias de omnichanel.

Algumas empresas como a Phone Track prestam este tipo de serviço, fornecendo gráficos e acompanhamento de dados.

Objetivos do Call Tracking

Podemos listar em três tópicos básicos os principais objetivos do Call Tracking.

  • Medir o desempenho das campanhas de Marketing colocadas no ar. Aqui, o rastreamento de chamadas permite ver quais campanhas de marketing utilizadas estão gerando mais chamadas. Isso pode ajudar o gestor a otimizar suas campanhas para gerar mais leads e trazer mais clientes.
  • Identificar as fontes de chamadas mais lucrativas. O rastreamento de chamadas torna possível a identificação de quais fontes de chamadas estão gerando leads e atraindo mais clientes. Com isso, ficará mais fácil concentrar seus esforços de marketing nas fontes mais eficazes.
  • Aprimorar a experiência do cliente. É possível, inclusive, rastrear o tempo de espera das chamadas e a satisfação do cliente. Tal benefício pode auxiliar a melhorar a experiência do cliente e entender o seu comportamento.

Utilize o Google Analytics em seus diferentes canais de divulgação.

O Google Analytics é uma ferramenta essencial para acompanhar dados e entender por que veículo a comunicação é mais eficaz.

Com o seu uso, é possível saber o tempo médio que um lead passa no site da sua empresa, de que cidade é e como encontrou o site.

Além de tudo, é essencial para mapear as palavras-chaves mais pesquisadas, ajudando, inclusive, no Marketing de Conteúdo Jurídico do advogado.

Obviamente que a seleção das métricas mais relevantes para o escritório dependerá dos objetivos específicos da campanha. Se a empresa quiser aumentar o tráfego de seu site, por exemplo, as métricas mais interessantes podem ser impressões ou tempo de navegação.

Baseando-se nisso, é possível fazer uma excelente estratégia gastando pouco. Afinal, para muitas ações, o Google Analytics funciona gratuitamente.

Para utilizar o Google Analytics é necessário criar uma conta, instalar o código de acompanhamento e compreender os relatórios. Se quiser aprender do zero, leia o passo-a-passo do próprio google, clicando aqui.

Estratégia Offline para a captação de dados

A participação em eventos é a ferramenta de mídia offline mais poderosa para gerar conexão, conseguir dados e aquecer os leads.

Além dessa, outra excelente estratégia é a participação de oficinas e rodas de conversa, workshops e seminários. Logicamente, isso deve ser feito com uma estratégia de coleta de dados e o consentimento dos envolvidos.

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