25 sugestões de posts para seu escritório de advocacia engajar no Instagram

Na imagem: homem de terno e gravata sorri para câmera de selfie do celular.
Deixe o instagram do seu escritório de advocacia irresistível

As redes sociais ganharam uma relevância comunicativa muito grande nos últimos dez anos. Isso mudou a forma de muitos empreendimentos se comunicarem com os clientes e os escritórios de advocacia não fogem a esta regra. 

Algumas das melhores dicas na área jurídica para ajudar sua empresa ou escritório a crescer no instagram estão aqui. Não deixe de ler até o final, pois selecionamos as melhores formas de engajar uma audiência no ramo jurídico.

Como conseguir relevância no Instagram?

Esta é uma pergunta que muda de tempos em tempos porque o Instagram sempre traz novidades e recebe constantes atualizações.

Entre tentativas e erros, podemos destacar que o instagram é um meio de comunicação muito bom para negócios se aproximarem mais do seu público alvo. É, portanto, um espaço propício para interação, participação e até mesmo conhecimento.

Então, é importante lembrar que quando um cliente procura uma empresa no Instagram é porque está buscando mais intimidade com aquela marca ou área de negócio. Ou seja, há grande chance de que os visitantes do seu perfil que buscam serviços jurídicos querem entender se a experiência que o seu escritório proporciona é alinhada com suas ideias, princípios e expectativas.

Então aqui vai a pergunta de milhões: O instagram do seu escritório oferece essa proximidade?

Se a sua resposta é NÃO, está na hora de apostar em interação em três áreas do Instagram, quais sejam:

Story

O story é uma ferramenta que permite aos usuários criar e publicar conteúdos temporários, como fotos e vídeos, que ficam disponíveis apenas por 24 horas.

Sugestão:

Abra caixinhas de perguntas pertinentes a sua área de atuação com questionamentos que despertem curiosidade, a exemplo de:

  • Vocês viram as novas regras da Lei sobre _____? Qual é a sua principal dúvida jurídica?
  • Sabe como funciona o procedimento para requerer ____? Tire aqui sua principal dúvida.
  • Está enfrentando problemas com o [nome de órgão público específico, ex: INSS]? Qual é a sua principal dúvida?
  • Contratou um serviço e o profissional não cumpriu o prometido? Coloque aqui a sua dúvida: 
  • Já se sentiu lesado por alguma empresa? Escreva na caixinha o que aconteceu e o que quer saber! 
  • Não sabe como registrar o seu ____ ? O que você precisa saber? 

A melhor forma de responder às perguntas é por vídeo se quiser construir essa relação de proximidade e adquirir uma relevância com autoridade, aumentando a entrega do seu conteúdo.

Em muitos casos, essas respostas em vídeo podem ser compartilhadas em formato de reels, então não perca a chance de entregar um conteúdo que desperte o interesse de seus seguidores.

Utilize enquetes juntamente com caixinhas de perguntas - veja o exemplo a seguir:

"Sabia que se você pode[curiosidade jurídica], é possível conseguir [algum benefício]?" Utilize o “SIM” e “NÃO” nas respostas.

Complemente com uma caixinha de perguntas com o seguinte texto: 

“Tire aqui a sua dúvida sobre o tema”

Não recebeu perguntas? Pergunte e responda você mesmo, isso ajuda a encorajar o seu público a perguntar.

Reels

O Reels é um formato de vídeo curto que pode ser criado e compartilhado dentro do Instagram para gerar interação.

Sugestões para Reels fáceis de executar:

Explicação curta sobre notícia de utilidade pública

Exemplos práticos:

  • Profissionais que recebem dois salários mínimos devem declarar imposto de renda;
  • O 13° salário pode ser parcelado?;
  • Quais empresas precisam fazer relatório de transparência salarial?
  • Quais os documentos necessários para fazer o registro de bens (...)?
  • Pegar objeto emprestado e não devolver é crime? 

Ao instigar tópicos atuais ou de curiosidade geral, é possível ganhar relevância e marcar sua presença digital.  

Feed

O Feed é a área da página principal da rede social que exibe as postagens mais recentes das pessoas que o usuário segue. Veja algumas sugestões de conteúdos para atualizá-lo:

Aposte em fotos do seu ambiente de trabalho, equipe ou novidades do seu escritório. Veja os exemplos:

Postagem de fotos com legenda contando marcos importantes conquistado pelo seu escritório.

Alguns exemplos desses marcos são: 

  • História do Escritório: ideia; criação; escolha da forma de trabalho
  • Eventos jurídicos que membros do escritório participaram
  • Lançamento de livros
  • Parabenização aos colaboradores por receber premiações na área ou promoção
  • Parabenização de colaboradores por conseguir um novo título acadêmico
  • Ampliação do espaço físico do escritório 
  • Atuação em novo ramo jurídico 
  • Fornecimento de novos serviços

Quer se aprofundar mais sobre o tema? Leia agora o nosso conteúdo de "Marketing nas redes sociais para escritórios de advocacia" clicando aqui.

Como usar carrossel de fotos?

Se o seu escritório conta com social media ou agência para produzir conteúdos ou possui algum profissional que utilize aplicativos para a produção de artes direcionadas à Web, vale testar os formatos a seguir:

Sugestões de carrossel:

Carrossel de 3 cards: 
  • Card 1 - Pergunta jurídica de grande repercussão/recorrência
  • Card 2 - Resposta sucinta
  • Card 3 - Quer saber mais? Pergunte o que deseja nos comentários.
Carrossel de slides apresentando a sua equipe e áreas de atuação

Frases filosóficas que refletem o seu pensamento profissional


Ainda utilizando artes, prints do Threads ou recurso de criação nos storys, as frases de grande impacto podem ajudar no senso de identificação com o seu público.

Seguem abaixo algumas sugestões: 

  1. “A lei é inteligência, e sua função natural é impor o procedimento correto e proibir a má ação.” – Cícero.
  2. “Se a oportunidade não bater à sua porta, construa a porta.” – Milton Berle.
  3. “A aplicação das leis é mais importante que a sua elaboração.” – Thomas Jefferson.
  4. “Alguém que nunca cometeu um erro nunca tentou algo novo.” – Albert Einstein.
  5. “Definir um objetivo é o ponto de partida de toda a realização.” – W. Clement Stone.
  6. “A justiça é o que torna as nações grandes.” – William Ewart Gladstone.
  7. “A verdadeira justiça é aquela que beneficia a todos, não apenas a uma parte.” – Eleanor Roosevelt.
  8. “Nós somos o que fazemos repetidamente; por isso, a excelência é um hábito, não uma atitude.” – Aristóteles.
  9. “Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados.” – Gandhi.
  10.  A força do direito deve superar o direito da força. - Rui Barbosa

Este conteúdo foi útil?

Confira também nossos outros conteúdos que podem ajudar muito a advogar em 2024.

  • Quer entender como o Legis pode ajudar em seu escritório? Clique aqui e conheça o Legisbot para fazer protocolos e consultas processuais por Whatsapp.
  • E mais, descubra os serviços ofertados pelos Legis e as inovações que chegaram ano passado clicando aqui!

Para ler mais tópicos e entender o impacto da tecnologia no mundo jurídico, acesse os demais artigos do blog.

Não deixe de checar os Eventos de 2024 para se atualizar e, caso tenha interesse em alguma automação, visite nossa homepage.